Pular para o conteúdo principal

MAB PARTICIPA DE PRÊMIO NACIONAL DE ARTES PLÁSTICAS


O Museu de Arte de Blumenau, por meio da Fundação Cultural, teve proposta cultural habilitada ao Prêmio de Artes Plásticas Marcantônio Villaça - Edição de 2013 - com o intuito de receber obras de artistas do Estado para fazer parte de seu acervo no próximo ano. A idéia central da proposta habilitada é levar ao concurso as mais diversas formas de arte contemporânea produzidas em Santa Catarina. Artistas de todas as cidades do Estado poderão concorrer.

As obras serão analisadas por uma comissão específica e, de acordo com os pareceres destes profissionais, serão escolhidas 10 para integrar o MAB. Os artistas selecionados receberão prêmios em dinheiro. As artes serão parte especial de um produto que tem como objetivo servir de livro-registro a fim de promover o movimento artístico atual. Esta produção, futuramente, contribuirá para a pesquisa acerca da arte contemporânea produzida regionalmente.

A premiação dos artistas deve ocorrer no dia 12 de agosto de 2014, data em que se celebra o Dia Nacional do Artista. Esta data nem sempre é lembrada, porém, é um marco para a arte nacional. No ano de 1978, foi promulgada a Lei n° 6.533 e o Decreto 82.385 que dispõe sobre profissões de artistas e de técnicos em espetáculos de diversões/entretenimento. Dede então, os artistas podem contar com as DRTs, ou seja, os registros profissionais.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Sylvio Zimmermann Neto, esta ideia é uma forma de valorizar uma data importante que nem sempre é lembrada. "Escolheu-se, portanto, a arte contemporânea em sua forma mais ampla para registrar a data. Para simbolizá-la ainda levamos em consideração os direitos trabalhistas de 8 mil artistas regulamentados no Estado. O projeto em questão é uma maneira de ampliar os meios artísticos locais e democratizar o acervo do MAB", afirma.

A proposta ainda passará pelo crivo de sete membros da Funarte e mais cinco especialistas em Artes Visuais, com conhecimento comprovado e notoriedade no campo artístico. O resultado da segunda fase desta seleção deve sair no próximo dia 15. O valor do prêmio é de R$ 150 mil.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl