Pular para o conteúdo principal

Vencedor do Salão Elke Hering visita FCB
Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais contou com a presença do primeiro colocado no evento, Andrey Zignnatto


Foto: Mia Avila / Divulgação FCB
A tarde de terça-feira, 3 de junho, foi de encontro e conversa sobre arte e processos criativos. Andrey Zignnatto, artista visual que conquistou o 1º lugar na 11ª Edição do Salão Elke Hering, com muita simpatia e disposição, conversou sobre  sua trajetória, processo criativo e obras expostas no Salão Elke Hering. Marlene da Silveira, uma dos artistas blumenauense selecionados para essa edição, artistas locais e representantes do Conselho Consultivo do Museu de Arte de Blumenau (MAB) e da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) prestigiaram o encontro.
Para a gerente do MAB, Mia Ávila, o encontro foi produtivo, prazeroso e de fruição da arte. “Possibilitou aos participantes conceber a arte não só como o fazer, mas como forma de pensar em e sobre a arte", disse. Durante o encontro, o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto, fez a entrega oficial dos certificados de participação e premiação. Em momento de descontração, Sueli Freygang, artista plástica e vice-presidente da Bluap, presenteou Andrey com cucas e chocolates típicos da região.
Andrey conta que se inscreveu no Salão Elke Hering por observar o suporte que o evento oferece aos artistas, e a evidência aos participantes que proporciona no circuito nacional da arte contemporânea. “Afirmo com certeza que pela experiência que tive no processo de realização do evento, este pode servir de referência para muitos outros de mesma natureza, pelo respeito e zelo dos profissionais envolvidos com os trabalhos dos artistas”, avalia o artista. “Ter o trabalho reconhecido pelos jurados; profissionais consolidados no cenário das artes visuais; contemplado com o 1º lugar, acrescentará muito em minha carreira artística”, comemora.
O artista acrescenta que uma das experiências mais positivas para ele foi a visita à FCB esta semana e as boas lembranças que levará para casa. “Carregarei em minha memória a oportunidade de ter um contato direto com o público na terça-feira, 3 de maio, e observar como este público dialogou com cada trabalho exposto. Também será inesquecível a cordialidade e carinho que recebi do povo de Blumenau”, comenta.

Carreira
Andrey Zignnatto é natural de Jundiaí (SP), onde reside. Trabalha em São Paulo. Artista autodidata, participa de cursos e oficinas pela Associação dos Artistas Plásticos de Jundiaí. É presidente fundador da Associação Cultural Menorah. Idealizador do Circuito de Artes Visuais de Jundiaí; Futuro - Salão Nacional de Artes Visuais - Arte Contemporânea e Novas Tecnologias; e Movimenta - Festival Nacional de Dança Contemporânea.
Participou de várias exposições individuais e coletivas entre elas o 45º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Piracicaba-SP; 4º Salão Nacional de Cerâmica - Curitiba/PR, 13º Salão Nacional de Artes de Itajaí (SC), 12º Salão Latino Americano _ Museu de Arte de Santa Maria (RS); 11ª Bienal do Recôncavo Baiano - São Felix (BA).
Teve suas obras expostas em mostras internacionais na Inglaterra, Canadá, Hungria, Itália, Espanha e Argentina. Prêmios recebidos: Honra ao Mérito Arte e Patrimônio - IPHAN/MINC; 18º Festival Cultura Inglesa - projeto Umbrella - Bristsh Culture Center (SP), 45º Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba - Prêmio Aquisitivo; 4º Salão Nacional de Cerâmica - 1º Lugar – Curitiba (PR), Prêmio Galeria Fernanda Milani - Teatro Polytheama – Jundiaí (SP); e Prêmio Estímulo - Fundo Municipal de Cultura de Jundiaí

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl