Pular para o conteúdo principal

Cegos se divertem com obras do MAB
Visita dos integrantes da Acevali coincidiu com a presença de profissionais de museus na Fundação Cultural para oficina de capacitação.

Foto:   Divulgação FCB
A programação de capacitação museológica, iniciada na Fundação Cultural de Blumenau na última terça-feira, dia 16 de setembro, prosseguiu com intensa programação também na quinta-feira, dia 18 de setembro. Nesse dia a coordenadora do setor educativo do Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville, Elaine Machado, ministrou no Cine Teatro Edith Gaertner a oficina Ação Educativa e Acessibilidade em Museus. Os participantes do curso acompanharam a visita de integrantes da Associação de Cegos do Vale do Itajaí (Acevali) à exposição “Noscasulos”, de Maria Carmen von Linsingen, que permanece aberta até domingo na Sala Especial do Museu de Arte de Blumenau (MAB).
Os participantes das oficinas foram separados em duplas. Um deles teve os olhos vendados e o outro recebeu a missão de ser o condutor no percurso até a sala expositiva. Os dois grupos da Acevali e os participantes da oficina se encontraram na Sala Especial, onde foram recepcionados pela gerente do MAB Mia Ávila e pela artista Maria Carmen von Linsingen.
Durante a visita receberam informações sobre a exposição e foram convidados a efetuar a leitura de imagem das obras a partir da experiência tátil. “Após essa experiência, a artista forneceu aos participantes um pouco da lã para que pudessem manuseá-la, sentindo com o toque e movimentos circulares o processo de feltragem”, comenta Mia Ávila. “Finalizando o encontro, os participantes deram depoimentos sobre a experiência. Para o grupo da Acevali, a oportunidade de poder tocar as obras, conversar com a artista e o acolhimento em uma sala expositiva de museu foi muito importante. Consideraram um trabalho especial e empolgante.”
Segundo Mia, a presença da Acevali “valorizou o belíssimo trabalho da artista”. “Para os participantes da oficina, a experiência foi importante para repensar os espaços dos museus, as propostas de exposições, ações educativas e tratar das questões de acesso e acessibilidade”, finaliza Mia.



Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

 
Foto: Jorge Gumz / Divulgação FCB
  • Foto:  Divulgação FCB
  • Foto:  Divulgação FCB
  • Foto:  Divulgação FCB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl