Pular para o conteúdo principal

MAB reabre temporada de exposições
As atrações artísticas serão apresentadas ao público em noite festiva nesta quinta-feira.

A primeira temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) começa quinta-feira, dia 5 de março, com a tradicional conversa com os artistas e curadores. A noite festiva também terá música ao vivo e o público poderá usar o microfone e os instrumentos para demonstrar seus dotes artísticos. As exposições podem ser visitadas de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é franca.

A temporada contará com a exposiçõe "Magia da cor e da forma", uma homenagem que Noemi Kellermann, com curadoria de Teresinha Heimann, presta ao artista Roy Kellermann que nos deixou em fevereiro de 2014. Maria Sallete Engels Werling, em comemoração aos 30 anos de sua trajetória profissional, apresenta a mostra "vivenciAR-TE", fruto de projeto aprovado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura.

"Reverbera" é o título da exposição que a artista Roberta Tassinari traz de Florianópolis e, para completar a lista de atrações, o paulistano Elcio Miazaki apresenta seu trabalho batizado de "Caleidoscópios humanos".

A noite de abertura das exposições contará, além da conversa com artistas e curadores, com uma homenagem ao artista Roy Kellermann. Na festa, será lançado o livro Roy Kellermann A Magia da cor e da forma, de autoria de Ely Steininger, organização do Inarti e promoção de Noemi Kellermann.

Ana Paula Lapolli Isensee estará autografando seu Livro "As Janela do Menino", coleção composta por três livros infanto-juvenis, contemplada pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura. A Sociedade dos Escritores de Blumenau participa da homenagem e o maestro da Banda Municipal João Cunico fará uma apresentação especial com alguns músicos do grupo. Durante a noite, o microfone estará disponível para os interessados em demonstrar seus talentos musicais. Assim como alguns instrumentos ficarão disponíveis para amigos e artistas que desejarem abrilhantar o evento.


Saiba mais

As exposições:

Galeria Municipal Sala Alberto Luz e Galeria do Papel:
Exposição: Magia da cor de da forma
Uma homenagem prestada por Noemi Kellermann, com curadoria de Teresinha Heimann. A mostra contará com obras do artista plástico catarinense Roy Kellermann, representativas de suas diversas séries. "Retratamos neste conjunto aspectos importantes da arte de Roy, com imagens das formas geométricas e cores com técnicas do óleo e acrílico sobre tela. Os diversos temas abordados pelo artista expressam sua visão sobre os geométricos”, diz Teresinha.

No Salão Especial acontecerá a Exposição: vivenciAR-TE
Produção artística de Maria Salette Engels Werling, com respaldo do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. Compartilha fragmentos da produção dividindo sua trajetória ao longo de 30 anos de arte com a população de Blumenau e região. A mostra apresenta a constante evolução de seu trabalho nas 15 obras que refletem sua identidade artística inspirada nas observações e vivências no vale. 


Sala Oficial
Exposição: Reverbera
A exposição da artista visual Roberta Tassinari (Florianópolis) apresenta três grupos de trabalho resultantes de pesquisa que ocorre a partir da experimentação de um material encontrado, através das suas propriedades, ou a partir da busca por um material específico para atender a uma determinada demanda. Interessa à artista investigar a contenção e a expansão da cor a partir das especificidades de diferentes materiais: opacidade, translucidez, peso, leveza e luminosidade.


Sala Elke Hering
Exposição: Caleidoscópios humanos
Projeto de instalação do artista visual Élcio Miazaki (SP), com uso de espelhos em diferentes jogos de composições (dimensões e ângulos). A construção de caleidoscópios em grandes formatos foi uma forma de voltar os olhares à movimentação externa ao ambiente. Trata-se de diminuir a barreira exterior/interior e levantar questões como a multiplicidade e transitoriedade das imagens. Uma vez construído o jogo de espelhos, no intuito de simular o infinito, ele encontra relação direta com a montagem de caleidoscópios tradicionais, como lembrança de brincadeiras de infância. O que parece 'desordenado' e 'confuso', encontra organização dentro de uma construção geométrica.






Serviço:

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB
Data: 5 de março, quinta-feira

Horários:
19h: conversa com os artistas/curadores
20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, com noite de autógrafos dos livros e apresentações artísticas
Visitação: até 21 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h.
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Estagiários: Andre Paris e Roosevelt Barbosa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl