Pular para o conteúdo principal

Obras do MAB ilustram publicação do IBGE



O Brasil em Números, em versão bilíngüe, editado anualmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta informações básicas para o estudo e conhecimento da realidade socioeconômica nacional. É um valioso instrumento de consulta e subsídio para análises e planejamentos. Reúne dados que permitem traçar uma síntese da realidade brasileira em seus múltiplos aspectos, sendo destinado a todos aqueles que desejam conhecer melhor o país de forma prática e ilustrada. Para ilustrar a publicação do volume 23 - ano 2015 do Brasil em Números, o IBGE convidou o Museu de Arte de Blumenau (MAB). O lançamento da obra acontecerá às 20h do dia 10 de setembro, durante a abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB.
Durante seu histórico, o Brasil em Números vem sendo ilustrado com o acervo de museus sediados em vários estados brasileiros. Em cada edição, um museu é selecionado pelo IBGE, para em parceria, ilustrar a publicação com imagens de obras de arte, na capa e no início de cada seção temática da publicação. A utilização de imagens e figuras agrega aspectos artísticos e regionais incluindo componente cultural de forma permeada por toda a publicação.  As obras são reproduzidas também em material promocional com cartazes, folders, tanto impressos, como eletronicamente no site do IBGE.
Adicionalmente, na introdução, um texto de abertura e fotografia apresentam o museu selecionado, destacando seu histórico e suas principais características. O acervo do museu escolhido deve ser capaz de oferecer conteúdo artístico representativo, que agregue valor cultural e educacional ao projeto.
Conforme o gerente de Relações Institucionais do IBGE, David Montero Dias, diante de sua trajetória, o Museu de Arte de Blumenau vem demonstrando significativo crescimento, atingindo a maturidade e reconhecimento necessários. “A proposta de socialização da arte voltada à formação cidadã, aliada a projeção cultural do MAB dentro e fora do Estado de Santa Catarina, torna a instituição elegível, indo ao encontro de nossas expectativas editoriais”, diz ele. “Por tudo isso, o Museu de Arte de Blumenau foi a instituição selecionada para o Brasil em Números 2015. Destaca-se ainda o fato inédito de ser o MAB o primeiro museu parceiro do Brasil em Números que encontra-se sediado fora de um município sede de capital estadual".

Responsabilidade

Mia Avila, gerente do MAB, enfatiza que é uma honra o museu receber esse convite, importante não só para o museu, para a instituição ao qual está vinculado Fundação Cultural, mas também e principalmente para a cidade de Blumenau, que passa a ter o registro de ser a primeira cidade, sem ser sede de capital estadual, a participar do editorial do IBGE e a sediar o lançamento do mesmo. Honra e grande responsabilidade, levando-se em consideração que nas edições anteriores as parcerias foram estabelecidas com o Museu e Instituto Inhotim - Minas Gerais, edição 2014; Museu de Arte Moderna da Bahia, edição 2013; Museu de Arte do Rio de Janeiro, edição 2012, apenas para citar alguns exemplos.
A partir de um recorte curatorial, a equipe do IBGE analisou os trabalhos, possibilidades de diagramação e adequação, para ilustrar a capa e a abertura de cada capítulo  do editorial - Brasil em Números -  volume 23 - ano 2015, elegendo 24 obras do acervo do MAB, representativas de 22 artistas.


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl