Pular para o conteúdo principal

Obras de arte mantêm vivas antigas paisagens urbanas.

O artista André de Miranda, 58 anos, natural do Rio de Janeiro (RJ), onde vive e trabalha, traz para a 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) a mostra Paisagem Fragmentada. Pintor, gravador, desenhista, ilustrador e artista educador, Miranda participou de mais de 300 exposições no Brasil e Exterior. Possui obras em importantes acervos de museus, pinacotecas e galerias no Brasil, Itália, Espanha, Suécia, Japão e outros. Sua formação acadêmica inclui contribuição de Iberê Camargo, Augusto Rodrigues, Carlos Scliar, entre outros. A última temporada deste ano abre quinta-feira, dia 5 de novembro, às 19h, na Fundação Cultural de Blumenau, com a conversa com os artistas expositores.
Por muito tempo a cidade foi um dos objetos de representação dos artistas. Com o advento da Revolução Industrial, a atenção sobre as cidades se intensificou. “Sem dúvida, a partir desse momento, a urbe proporcionou ao homem viver sob diferentes noções de escala tempo, o que acabou transformando a sua percepção da paisagem e a própria realidade”, destaca a mestre em Educação Artística Manoela dos Anjos Afonso. “É relevante perceber como que as propostas artísticas apresentadas a partir da vanguarda, no início do século 20, sofreram influência dos centros urbanos. É importante admitir que tais paisagens, contribuíram para o redimensionamento da arte e do homem enquanto indivíduo.”

Da mesma forma que o personagem Marco Polo, André de Miranda vasculha suas lembranças, volta ao passado, atenta o olhar para o presente e se depara com paisagens urbanas de diferentes lugares. "A cada viagem, em cada lugar que conheço, faço questão de conhecer primeiro o centro histórico. Muitas gravuras e desenhos são pequenos fragmentos de tudo que já vi e pesquisei", declara o artista.

Suas xilogravuras e desenhos que evocam a presença dos casarões de outrora e os coloca frente a frente com a sua melancólica existência. “Os sulcos gravados na madeira são impressos e geram imagens que delimitam janelas de onde é possível avistar os prédios novos ao longe, como se fossem lápides tumulares da velha arquitetura. São fragmentos desse caleidoscópio que é a paisagem urbana", sustenta Miranda, que estará presente na conversa com os artistas que acontecerá às 19h, na noite de abertura da mostra.

Oficina

Resultado de parceria estabelecida pelo MAB e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap), André de Miranda também ministrará uma oficina de Xilogravura nos dias 6, 7 e 8 de novembro, das 14h às 18h, com carga horária de 12 horas/aula. Em outro momento, nos dias 7 e 8, o artista irá tratar do tema "Construindo o desenho através do olhar contemporâneo". A oficina e o encontro destinam-se aos artistas da Bluap e comunidade em geral. As vagas são limitadas ao número de 15 participantes. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3381-6176 ou pelo e-mail gerenciamab@fcblu.com.br.

Serviço

Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 5 de novembro

Horários:

19h: conversa com os artistas

20h: abertura da exposição com declamação de poesias, apresentação musical pela Orquestra de Cordas do Vale e a exposição "Engobes-nove", do Grupo Barbotina

Visitação: até 10 de fevereiro de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176

Entrada franca


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl