Pular para o conteúdo principal

MAB destaca Papéis de Parede de Paula Scavazzini


A Exposição Papéis de Parede (ou Pinturas de Interiores), da artista paulista Paula Scavazzini, é uma das atrações do Museu de Arte de Blumenau (MAB). O período de visitação vai até 10 de fevereiro de 2016, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176 e a entrada é franca.

A temporada, a quinta este ano, conta ainda com as exposições Das telhas abaixo, do mineiro Romeu Bessa; Compensado, do paulistano Cassio Leitão; Paisagem fragmentada, do carioca André de Miranda; Distracionismo Lúdico, do carioca Paulo Brandão; Contracenando, da belga Marie-Ange Giaquinto.
Papeis de parede e/ou Pinturas de interiores consiste na realização de quatro pinturas de retratos em telas de variados formatos - retangular nas posições vertical e horizontal, oval, redondo e quadrado -, que são dispostos sobre uma quinta grande "pintura", impressa sobre papel de parede, construída a partir do processo de apropriação, digitalização e edição de cinco imagens de diferentes padronagens encontradas em tecidos e papéis de parede.

O papel de parede foi escolhido para compor a obra porque se trata de um revestimento de parede muito utilizado em interiores de residências, de escritórios, de consultórios, etc., espaços privados que fazem parte do cotidiano e do imaginário de algumas pessoas. Tal revestimento pode ou não aludir, por exemplo, a características, talvez, mais comportamentais, afetivas, emocionais e até "psicológicas", do morador ou proprietário deste ou daquele determinado espaço arquitetônico.
O trabalho envolve vários conceitos como o retrato, a visão decorativa e a padronagem. Papeis de parede e/ou Pinturas de Interiores também alude vagamente às galerias de retratos do século XIX e busca indagar sobre o trânsito entre as esferas íntima e pública. “Com isso, procuro, com esse trabalho, construir um espaço possível de reflexão, e também tentar problematizar a partir da superfície por ele evidenciada uma experiência de profundidade”, salienta Paula Scavazzini, artista de 25 anos natural de São José dos Campos (SP), mas que atualmente vive e trabalha em São Paulo.

Serviço:

5ª Temporada de Exposições do MAB

Visitação: até 10 de fevereiro de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176

Entrada franca


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl