Pular para o conteúdo principal

Escola Barão leva alunos às exposições do MAB



Alunos da Escola Barão do Rio Branco, acompanhados pela professora de Artes Lídia Caroline de Souza Araújo, encerram ano letivo com série de visitas a 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). As primeiras turmas foram agendadas para sexta-feira, dia 27 de novembro, nos horários das 14h e 15h, atendendo 48 alunos na faixa etária de 7 e 8 anos do 2º ano do ensino do básico.
As exposições são visitadas com o objetivo principal de estimular a apreciação estética e despertar o interesse pelos espaços museais. Estima-se que aproximadamente 150 alunos da Escola Barão terão oportunidade de conhecer e apreciar as mostras dessa temporada. Até o término do ano letivo, foram agendados mais quatro horários de visitas com a escola: dia 3 de novembro, às 11h (27 alunos); e dia 4 de novembro, às 9h (27 alunos), à 11h (28 alunos) e 14h (24 alunos).

Serviço

5ª Temporada de Exposições no MAB

Visitação: até 10 de fevereiro de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Entrada franca


O que ver

Na Sala Oficial

Exposição: Das telhas abaixo
A instalação é composta por um conjunto de 240 telhas coloniais típicas das cidades históricas de Minas Gerais e de outras regiões do Brasil e pintadas com tinta a óleo.

Na Sala Especial

Exposição: Compensado
A série Compensado de Cassio Leitão parece conter a virtude da multiplicidade. Cada pintura individualmente possui um pensamento pictórico particular, próprio e interessante.

Na sala Elke Hering
Exposição: Paisagem Fragmentada
Xilogravuras e desenhos de André de Miranda. A cidade por muito tempo foi um dos objetos de representação dos artistas. Com o advento da Revolução Industrial a atenção sobre as cidades se intensificou. Sem dúvida, a partir desse momento, a urbe proporcionou ao homem viver sob diferentes noções de escala tempo, o que acabou transformando a sua percepção da paisagem e a própria realidade.

Na Sala Alberto Luz

Exposição: Distracionismo Lúdico
O lúdico é o termo que tem o caráter de jogos, brincadeiras e divertimento. A brincadeira neste caso é o potencial inquisitivo da descrição, onde as situações de cada obra se desdobram em mistérios, dúvidas e adivinhações. 

Exposição: Papeis de parede ou Pintura de Interiores

São cinco pinturas de retratos nas dimensões 97cm x 74,5cm (José Augusto), 44,5cm x 100cm (Gabriel), 73cm x 51cm (Alexa), 50cm x 50cm (Lisa) e 40cm x 43,5cm (Renata), em telas de variados formatos, tais como retangular nas posições vertical e horizontal, oval, redondo e quadrado, que são dispostas sobre uma sexta grande “pintura”, impressa sobre papel de parede, de 3,5m x 3,5m.

Na Galeria do Papel

Exposição: Contracenando
A proposta é atentar para as relações humanas na sua complexidade, nos momentos que contracenamos com o outro, recuperar o corpo como veículo de ideias para uma narrativa visual. É uma mostra de pinturas que retratam silhuetas de pessoas em cenas, cujas expressões corporais traduzem situações diversas.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl