Pular para o conteúdo principal

Artista Maristela Silveira fala para universitárias

A abertura da Exposição Colamentos da artista gaúcha Maristela Silveira, na noite de sexta-feira, 8 de abril, no espaço cultural do Shopping Neumarkt ocorreu em clima de descontração e muita conversa sobre arte. Durante a abertura da exposição a artista recebeu 18 acadêmicas do curso de Pedagogia da Furb, acompanhadas da professora, por coincidência também Maristela.

Momento de destaque foi a fala da artista que privilegiou a troca de experiências, a discussão sobre leitura imagética, o processo de produção, a importância da curadoria e expografia para as exposições, entre outros temas questionados e de interesse das acadêmicas. Registra-se também a importância da iniciativa da professora Maristela em proporcionar às alunas a oportunidade de usufruir de evento e espaço cultural como extensão da sala de aula.
A parceria do MAB com o Shopping Neumarkt firma-se na proposta de propiciar ao público mais uma oportunidade de ter acesso a eventos culturais e conhecer a produção de artistas de talentos da cidade ou residentes em outros municípios de Santa Catarina.

História sem textos
Na mostra Colamentos, a artista propõe uma história sem textos, que se lê através das imagens, que se colam, descolam, decolam de seu corpo/personagem. A narrativa nem sempre possui significado formal, com limites tênues entre a figura e o fundo, entre o figurativo e o abstrato, entre o frágil e o resistente, que o campo da arte pode permitir e consolidar. Segundo a gerente do MAB e curadora da exposição, Mia Ávila, a artista Maristela Silveira transita livremente entre as várias linguagens, pintura, desenho, gravura e escultura, mas o faz com seriedade, coerência, comprometimento e sem perder a identidade. "Suas obras surgem de um processo poético onde o feminino sempre está presente e é trazido à tona pela memória. Apropriando-se dessas lembranças abre para o espectador seu mundo particular."
Maristela Silveira é natural de Cruz Alta (RS), mas atualmente está em Pomerode onde trabalha. Possui formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou de oficinas livres do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis, e de exposições individuais e coletivas no Brasil e na Alemanha.
Serviço
Exposição: Colamentos da artista Maristela Silveira
Local: Shopping Neumarkt, 2º piso, em frente ao Restaurante Madeiro
Visitação: até 17 de abril no horário de funcionamento do shopping.
Entrada: livre
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl