Pular para o conteúdo principal

Artista Maristela Silveira fala para universitárias

A abertura da Exposição Colamentos da artista gaúcha Maristela Silveira, na noite de sexta-feira, 8 de abril, no espaço cultural do Shopping Neumarkt ocorreu em clima de descontração e muita conversa sobre arte. Durante a abertura da exposição a artista recebeu 18 acadêmicas do curso de Pedagogia da Furb, acompanhadas da professora, por coincidência também Maristela.

Momento de destaque foi a fala da artista que privilegiou a troca de experiências, a discussão sobre leitura imagética, o processo de produção, a importância da curadoria e expografia para as exposições, entre outros temas questionados e de interesse das acadêmicas. Registra-se também a importância da iniciativa da professora Maristela em proporcionar às alunas a oportunidade de usufruir de evento e espaço cultural como extensão da sala de aula.
A parceria do MAB com o Shopping Neumarkt firma-se na proposta de propiciar ao público mais uma oportunidade de ter acesso a eventos culturais e conhecer a produção de artistas de talentos da cidade ou residentes em outros municípios de Santa Catarina.

História sem textos
Na mostra Colamentos, a artista propõe uma história sem textos, que se lê através das imagens, que se colam, descolam, decolam de seu corpo/personagem. A narrativa nem sempre possui significado formal, com limites tênues entre a figura e o fundo, entre o figurativo e o abstrato, entre o frágil e o resistente, que o campo da arte pode permitir e consolidar. Segundo a gerente do MAB e curadora da exposição, Mia Ávila, a artista Maristela Silveira transita livremente entre as várias linguagens, pintura, desenho, gravura e escultura, mas o faz com seriedade, coerência, comprometimento e sem perder a identidade. "Suas obras surgem de um processo poético onde o feminino sempre está presente e é trazido à tona pela memória. Apropriando-se dessas lembranças abre para o espectador seu mundo particular."
Maristela Silveira é natural de Cruz Alta (RS), mas atualmente está em Pomerode onde trabalha. Possui formação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Participou de oficinas livres do Centro Integrado de Cultura de Florianópolis, e de exposições individuais e coletivas no Brasil e na Alemanha.
Serviço
Exposição: Colamentos da artista Maristela Silveira
Local: Shopping Neumarkt, 2º piso, em frente ao Restaurante Madeiro
Visitação: até 17 de abril no horário de funcionamento do shopping.
Entrada: livre
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...