Pular para o conteúdo principal

Crianças autistas revelam talento no MAB

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) estabeleceu parceria com o Centro Dynamis para celebrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (2 de abril). No dia 31 de março,às 19h, está prevista a palestra “Transtorno do espetro autista”, com o especialista no tema Miguel Higuera Cancino, além da abertura da exposição Um Olhar Azul. A taxa de inscrição para a palestra é R$ 10 e a mostra tem entrada franca. A proposta dos organizadores é compartilhar com os visitantes o lado mais luminoso do autismo e apresentar o que estas pessoas diferentes podem ensinar.


A exposição reúne fotografias tiradas por crianças diagnosticadas com autismo em graus moderados e severos. Durante a terapia que capacita as famílias para lidar com as dificuldades e estimula a interação social, as crianças desenvolvem não somente a comunicação e o pensamento, mas também o interesse pela arte e a capacidade de expressar a própria visão do mundo ao seu redor. “Olhando as fotografias, o espectador nem sempre consegue determinar se foram feitas por crianças comuns ou diferentes”, comenta a gerente do MAB, Mia Ávila. “As fotos mostram o que as famílias e terapeutas das crianças com autismo já sabem: que as crianças são capazes de desenvolver muitas habilidades. São capazes de mostrar um mundo diferente e de produzir obras de alto interesse social e artístico.”

Causa biológica

O autismo é um transtorno do desenvolvimento, de causa biológica, que se apresenta com um conjunto de alterações nas áreas da linguagem, comunicação, interação social, interesses restritos e comportamentos repetitivos. “Na atualidade, falamos de Transtornos do Espectro Autista (TEA) o que envolve crianças e pessoas desde o grau mais severo até pessoas com algumas deficiências importantes na interação social e na flexibilidade do comportamento (Síndrome de Asperger), que dificultam a inclusão social e laboral”, comenta Mia Ávila. “Atualmente se considera que pelo menos uma de cada 170 pessoas têm as características que correspondem a um tipo de autismo. Isto implica que no Brasil podemos ter no mínimo cerca de 2 a 3 milhões de pessoas com autismo”.

Alguns signos caracterizam o autismo: não mantém contato visual, resistente ao contato, hiperatividade, resistente ao aprendizado, risos e movimentos inapropriados, às vezes agressivo e destrutivo, não demonstra medo de perigos, gira objetos de maneira peculiar, não se mistura com outras crianças, comportamento indiferente e arredio, age como se fosse surdo. Estas características podem se apresentar de diversas formas e com distinto grau de severidade. Em casos mais leves, o diagnostico é mais tardio quando a pessoa começa a ter dificuldades importantes de compreensão social, interação ou motivação para estudar ou interagir.

O termo de espectro autista faz referencia ao fato de que o transtorno se apresenta em formas e graus diferentes, desde os mais severos com crianças que muito cedo têm grandes dificuldades de comunicação, aprendizagem e comportamento, até formas leves, em pessoas com compromisso na esfera dos relacionamentos sociais e da inflexibilidade dos interesses. Neste ultimo grupo é comum encontrar grandes artistas e cientistas.

Serviço:
O que: Exposição Um Olhar Azul

Abertura: 31 de março, às 19h

Onde: Sala 30 da Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)

Quanto: gratuita

Visitação: terça-feira a domingo, até 10 de abril, das 10h às 16h


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl