Pular para o conteúdo principal

Exposição Kinder Glauben valoriza a crença infantil no Museu de Arte de Blumenau

A artista Elke Hülse é uma das artistas que participam da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), evento que começa na próxima quinta-feira, dia 9. Chamada de Kinder Glauben, a obra se apropria da imagem de duas crianças que circula na internet, onde a artista Elke Hülse traduz para a linguagem da tapeçaria.
As seis tapeçarias, apesar de terem sido confeccionadas separadamente, foram alinhavadas sobre placas brancas e estas, por sua vez, emendadas para compor uma grande obra. O conjunto mede 2,5m x 2,15m e é exposto no chão para que os espectadores possam andar em volta e, dessa forma, perceber as diferentes possibilidades de observação. 
O título Kinder Glauben remete a uma cruzada épica ocorrida na Idade Média quando crianças tentaram cruzar os Alpes saindo da Alemanha em direção a Jerusalém. Essa determinação infantil baseada nos sentidos como audição, visão, olfato, paladar e tato leva a acreditar que essa tapeçaria também tem um objetivo, qual seja, a sustentabilidade global. Talvez muito mais do que o reaproveitamento de materiais na confecção da tapeçaria, o tema e a sua mensagem são o acontecimento e o caminho para a sustentabilidade global. Crianças que trocam afagos e olhares de forma tão singela, sincera e espontânea, evidenciam uma fenomenologia do tato e do olhar.
O processo de fatura dessa obra está registrado em 50 fotografias, pequeno formato (10 x 15), cada qual na cor branca dispostas uma ao lado da outra, seguindo a evolução da confecção das tapeçarias descritas e na sequência em que foram feitas desde o principio até a finalização da obra.

Serviço
Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB
Data: 9 de março, quinta-feira
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamações de poesias e apresentação musical
Visitação: até 16 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca

Sobre a artista
Elke Hülse é natural de Blumenau e atualmente reside em Criciúma (SC). Graduada em Educação Artística pela Udesc; pós-graduada em Arte e Educação pela Unesc e mestre em Teoria e História da Arte pela Udesc. Fez residência artística e workshop no México em 2011 e 2013. Possui no currículo exposições individuais e coletivas nos estados de Santa Catarina e São Paulo e internacionais na Argentina, México, China e Estados Unidos.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...