Pular para o conteúdo principal

Exposição Kinder Glauben valoriza a crença infantil no Museu de Arte de Blumenau

A artista Elke Hülse é uma das artistas que participam da 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), evento que começa na próxima quinta-feira, dia 9. Chamada de Kinder Glauben, a obra se apropria da imagem de duas crianças que circula na internet, onde a artista Elke Hülse traduz para a linguagem da tapeçaria.
As seis tapeçarias, apesar de terem sido confeccionadas separadamente, foram alinhavadas sobre placas brancas e estas, por sua vez, emendadas para compor uma grande obra. O conjunto mede 2,5m x 2,15m e é exposto no chão para que os espectadores possam andar em volta e, dessa forma, perceber as diferentes possibilidades de observação. 
O título Kinder Glauben remete a uma cruzada épica ocorrida na Idade Média quando crianças tentaram cruzar os Alpes saindo da Alemanha em direção a Jerusalém. Essa determinação infantil baseada nos sentidos como audição, visão, olfato, paladar e tato leva a acreditar que essa tapeçaria também tem um objetivo, qual seja, a sustentabilidade global. Talvez muito mais do que o reaproveitamento de materiais na confecção da tapeçaria, o tema e a sua mensagem são o acontecimento e o caminho para a sustentabilidade global. Crianças que trocam afagos e olhares de forma tão singela, sincera e espontânea, evidenciam uma fenomenologia do tato e do olhar.
O processo de fatura dessa obra está registrado em 50 fotografias, pequeno formato (10 x 15), cada qual na cor branca dispostas uma ao lado da outra, seguindo a evolução da confecção das tapeçarias descritas e na sequência em que foram feitas desde o principio até a finalização da obra.

Serviço
Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB
Data: 9 de março, quinta-feira
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamações de poesias e apresentação musical
Visitação: até 16 de abril. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada franca

Sobre a artista
Elke Hülse é natural de Blumenau e atualmente reside em Criciúma (SC). Graduada em Educação Artística pela Udesc; pós-graduada em Arte e Educação pela Unesc e mestre em Teoria e História da Arte pela Udesc. Fez residência artística e workshop no México em 2011 e 2013. Possui no currículo exposições individuais e coletivas nos estados de Santa Catarina e São Paulo e internacionais na Argentina, México, China e Estados Unidos.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl