Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte promove ciclo de visita noturna


O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu as salas expositivas para receber 19 acadêmicos do curso de Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Alunos do 4º e 6º semestres estiveram no local na noite de quarta-feira, dia 16, acompanhados pela professora Roseli Moreira. A visita foi agendada para que os alunos conhecessem as exposições da quarta temporada do ano, priorizando as mostras que integram os 40 anos da Galeria Municipal de Arte, por contar com 40 obras referentes a 26 artistas de Santa Catarina, bem como a exposição da Galeria do Papel que recebe a artista Rosina de Franceschi.

Conforme a professora Roseli Moreira, fará parte do currículo de ensino desse semestre o estudo de artistas catarinenses ou radicados no Estado. O MAB convidou as artistas Rosi Maria Darius e Rosina de Franceschi para esse encontro. Elas puderam conversar com os acadêmicos sobre suas trajetórias, atividades, linguagens e técnicas que utilizam, processo de construção, respondendo às perguntas que surgiram durante essa visita mediada.
As demais exposições também foram visitadas e o encontro finalizou com uma confraternização no Espaço Elfy Eggert, localizado no térreo da Fundação Cultural de Blumenau. A professora Roseli Moreira recebeu a apostila para ação educativa desenvolvido pelo MAB referente às exposições e irá compartilhar com os alunos para ser utilizado como fonte de estudos e pesquisas.

Para Mia Ávila, gerente do MAB, o estabelecimento dessa parceria com a Furb e outras instituições de ensino fortalece o vínculo de confiança entre o professor e o museu. “Favorece o ensino de conteúdos relativos à arte em moldes diferentes do ensino tradicional, promovendo o desejo de frequentar museus e espaços culturais”, diz ela. “A experiência frente à obra de arte, aliada às narrativas dos artistas e professores, estabelece relações entre essas poéticas e as de outros artistas e com os temas tratados em sala de aula, favorecendo a reflexão sobre ver e pensar a obra de arte”.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl