Pular para o conteúdo principal

Professores participam da última visita do programa de formação no MAB


Nesta segunda-feira, dia 20, cerca de 60 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), divididos em duas turmas, estiveram no Museu de Arte de Blumenau (MAB) para o último encontro do programa de formação, desenvolvido em parceria com a Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). A atividade contou com a coordenação da professora Carla Carvalho.
Os participantes da oficina visitaram as salas expositivas com as obras da 5ª Temporada de Exposições de 2017 do MAB. Na ocasião, eles puderam visualizar as mostras Diagnósticos, de Nelson Julio; Pequenos Formatos, de Marco Magalhães; Recortes, da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina; Do lado de cá, do lado de lá, de Eugênia França; Floema, de Simone de Moraes; e Desdobra, de João César Melo. Além disso, puderam acompanhar a exposição “Heranças Culturais”, dedicada ao Dia da Consciência Negra, com obras de Beliria Boni, Cema Raizer e Maristela Silveira.
Na mediação feita pela gerente do MAB, Mia Ávila, foram abordados temas como leitura de imagem, processo artístico, construção dos trabalhos, técnicas e suportes utilizados, expografia das exposições e educação estética, estabelecendo relações com a palestra da professora Carla Carvalho. “Gratificante também contar com a colaboração dos artistas Beliria Boni, Maristela Silveira e Nelson Julio, presentes nesse encontro”, destaca. “Importante registrar a riqueza dessas experiências desenvolvidas durante o ano, quando mais de mil profissionais da área da educação estiveram envolvidos, resultado do estreito diálogo promovido entre as instituições cultural e educacional”.

O que ver no MAB
5ª Temporada de Exposições de 2017
Visitas: até 18 de fevereiro de 2018, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca
Exposição “Consciência Negra: Heranças Culturais”
Expositoras: Belíria Boni, Maristela Silveira e Cema Raizer
Visitas: até 24 de novembro, das 10h às 16h
Entrada franca
Local: Rua 15 de Novembro, 161, no Centro

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl