Pular para o conteúdo principal

Rubens Oestroem retorna ao MAB como convidado especial


A 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) em 2018 traz Rubens Oestroem como artista convidado do evento. Natural de Blumenau e residente em Florianópolis, ele retorna ao MAB depois de 11 anos, quando apresentou em 2007 a exposição Cor Luz Água. A mostra abre de maneira festiva na próxima quinta-feira, dia 8, com obras de artistas locais ou radicados na cidade. As visitas às exposições podem ser feitas até 15 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.
Na mostra Gravitate, Rubens traz instalações de grandes dimensões, algumas inéditas, que ocuparão as Salas Roy Kellermann e Elke Hering. Na abertura, o artista estará à disposição, das 18h às 19h, para atendimento do público.
Na ocasião, será possível também adquirir o catálogo Rubens Oestroem, com breve retrospectiva de sua carreira, desde os anos de 1970, quando ainda residia em Blumenau, passando pela imersão e estudos em Düsseldorf e Berlim, na Alemanha, o retorno ao Brasil, quando participou da Bienal de São Paulo, e a atual fase em Florianópolis. O catálogo tem formato de livro, conta com 192 imagens, textos críticos e biográficos.

Sobre o artista
Oestroem nasceu em 1953, em Blumenau, e desde 1988, reside em Florianópolis. Antes disso, porém, o artista visual viveu na Alemanha entre 1975 e 1985, quando concluiu estudos em pintura. Desde 1987, está em oito exposições na Alemanha, entre individuais e coletivas. No Brasil, integrou, em 1985, a mostra Expressionismo no Brasil - Heranças e Afinidades, na 18ª Bienal Internacional de São Paulo. Participou do Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro, em 1986 (premiado) e em 1988; da mostra BR-80, do Itaú Cultural (SP), em 1990; e, em 1993, do Panorama da Arte-Atual Brasileira - Pintura, no MAM de São Paulo. Fez as exposições individuais “A Pele da Terra”, no Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), e “Corpotopia”, no Badesc, em Florianópolis, entre outras.

Saiba mais
Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 8 de março
Horários:
- 19h: conversa com os artistas
- 20h: abertura, lançamento de livros e apresentação musical
Visitação: até 15 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: telefone 3381-6176
Entrada franca

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl