Pular para o conteúdo principal

Arte em metal encerra programação da Semana dos Museus


A oficina de Metaloplastia, promovida pelo Museu de Arte de Blumenau (MAB), em parceria com a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap), encerrou no sábado, dia 19, a programação da 16ª Semana Nacional dos Museus em Blumenau. Na ocasião, um grupo de alunos acompanhou as aulas ministradas no Espaço Elfy Eggert pelo artista Antonio Montibeller. A oficina contou com a presença da presidente da Bluap, Arlete Bondavalli, e da gerente do MAB e presidente da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina (Faapsc), Mia Ávila, além de artistas de Blumenau, Brusque e Pomerode.

A Metaloplastia consiste na técnica de moldar metais, como ouro, prata, estanho e cobre, para fins decorativos. Neste trabalho desenvolvido em lâminas de metais, o artista molda a sua arte com o auxílio de ferramentas como puncionadores, boleadores, estecas, entre outros. “A oficina trouxe uma mistura de conhecimento histórico, troca de experiências e muita arte. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e aplicar a técnica milenar de moldar os metais. Esta foi a primeira turma da região a contemplar esta arte”, salientou o oficinante. “Foi um encontro alegre e produtivo no qual os participantes exploraram a criatividade, elaborando obras maravilhosas. Estou muito feliz, pois favorece o desenvolvimento cultural proporcionando alegria e energia positiva", resumiu Montibeller.
Os participantes também aprovaram a iniciativa. “A parceria da Bluap com o MAB e a Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) é importante para que possamos desenvolver um trabalho não só voltado aos associados, mas também para a comunidade das artes em geral. Tanto o MAB quanto a FCBlu conseguem um alcance maior na divulgação dos eventos”, observa a presidente da Bluap, Arlete Bondavalli. “Quando buscamos adquirir conhecimentos, enriquecemos nosso leque de possibilidades. A oficina de Metaloplastia enriqueceu o dia de hoje”, completou o artista visual Nelson Julio.

Para a assistente administrativa Angela Korb, o curso foi inspirador. “Nos ensinou algo novo e me incentivou a criar, proporcionando inúmeras ideias para peças futuras. Valeu muito ter tido a oportunidade de conhecer técnicas novas e pessoas incríveis e criativas”, concluiu.

Série de reportagens sobre museus
Para comemorar a Semana Nacional dos Museus, acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb) produziram uma série de reportagens ressaltando a importância dos museus administrados pela Fundação Cultural de Blumenau para a cidade. O público pode acompanhar pela internet a série composta por cinco reportagens feitas especialmente para o Arquivo Histórico, Museu da Família Colonial, Horto Botânico Edith Gaertner, Cemitério dos Gatos, Mausoléu Dr. Blumenau, Museu de Hábitos e Costumes, e Museu de Arte de Blumenau (MAB). “Foi um excelente trabalho desenvolvido pelos acadêmicos de Jornalismo da Furb, com orientação e acompanhamento da professora Alessandra Meinecke e apoio na transmissão da emissora sob a coordenação de Mariana Paula”, destaca a gerente do MAB, Mia Ávila.


Equipe da Furb TV e curso de Jornalismo:
- Mariana Paula (coordenadora Furb TV)
- Alessandra Meinecke (professora do curso de Jornalismo)
- Luiz Antonello, Raquel Briana Piske, Roberto Butzke Jantsch e Taynara Briana Piske (alunos)

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl