Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte abre à noite para receber grupo de Indaial


O Museu de Arte de Blumenau (MAB) recebeu na noite desta quarta-feira, dia 8, um grupo de 12 pessoas formado por mães e profissionais da Unidade de Educação Infantil (UEI) Recriar de Indaial. Todos percorreram as salas expositivas acompanhados por Sandra Bugmann, da Bugstudiam Creative Design. Essa ação mediada pela gerente do MAB, Mia Ávila, faz parte do Projeto Mãos que Criam, que envolve a unidade da cidade vizinha.
A iniciativa tem por finalidade a integração dos pais e a comunidade no entorno da instituição em ações que envolvam arte e artesanato, promovendo aprendizados e discussões sobre esses temas. Prevê encontros semanais nos quais são confeccionadas peças de crochê e tricô. “Em alguns encontros são feitas palestras sobre a história da arte e de artistas que desenvolvem esses trabalhos. Ao final, as peças serão utilizadas em uma instalação do tipo Graffiti Knitting”, destaca Mia Ávila. “A visitação ao MAB foi pensada com o intuito de conhecer as mostras da 3ª Temporada de Exposições através de visita mediada e em roda de conversa produzir um pouco do material que será utilizado na instalação".
Graffiti Knitting - ou Yam bombing - é um tipo de arte de rua que emprega telas coloridas de fios de tricô, crochê ou fibras em instalações urbanas (em substituição às tintas), também chamado de storming de fios, tricô de guerrilha, kniffiti, tricô urbano ou tricô de grafite.

As exposições
A 3ª Temporada de Exposições reúne obras de artistas de Curitiba (PR), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Köln (Alemanha). Diferentes linguagens e poéticas tratam de questões relacionadas aos problemas ambientais, sociais, ao ciclo de vida, à fragilidade da existência humana e aos excessos que se comete, provocando no expectador a reflexão e interrogação do contemporâneo.
As visitas ao espaço podem ser feitas de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, até o dia 26 de agosto. Visitas mediadas são agendadas pelo telefone 3381-6176.

Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl