Pular para o conteúdo principal

Blumenau em Cadernos circula com artigo do Conselho Consultivo do MAB
Edição traz uma pesquisa documental que registra a vida artística e cultural da cidade a partir de meados do século XX.

A edição de setembro e outubro da Revista Blumenau em Cadernos traz artigo elaborado pelo Conselho Consultivo do Museu de Arte de Blumenau (MAB), gestão 2017/2019, intitulado "Galeria Municipal de Artes de Blumenau - Percurso histórico dos seus 40 anos". Trata-se de uma pesquisa documental que envolve notícias de jornais, editais de salão e exposição de arte, cartazes, folders e fotografias que registraram a vida artística e cultural da cidade a partir de meados do século XX até a atualidade. Exemplares foram entregues às autoras do artigo na tarde desta terça-feira, dia 30 de outubro, na Fundação Cultural de Blumenau.
Foram aproximadamente cinco meses de pesquisa no Arquivo Histórico de Blumenau, contatos com pessoas da comunidade que vivenciaram o período histórico do desenvolvimento da pesquisa, além das reuniões realizadas para análise do material e construção do artigo que teve como objetivo contribuir para ampliar o conhecimento de artistas, professores, alunos de Artes Visuais e História e da comunidade interessada, sobre a trajetória da Galeria Municipal de Arte nos seus 40 anos de fundação.
Fazem parte do Conselho Consultivo do MAB Ester Renaux (presidente), Mia Avila (secretária e membro nato) e os conselheiros Carlos Augusto Waldrich, Marilene de Lima Korting Schramm, Maristela Silveira, Noemi Kellermann, Sonia Pinheiro Heuer e Vânia Barroso Guedes. “A Revista Blumenau em Cadernos surgiu por iniciativa e orientação do professor e historiador José Ferreira da Silva e objetiva até hoje anotar e discutir todos os assuntos que pudessem resultar em algum benefício para o povo do Vale do Itajaí”, comenta a gerente do MAB, Mia Ávila. “A Blumenau em Cadernos possui edições bimestrais e é o único periódico nacional publicado ininterruptamente desde 1957”, conclui.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 


postada em 31/10/2018 15:00 - 16 visualizações


Fotos
  • Foto: Sérgio Antonello / FCB

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl