Pular para o conteúdo principal

MAB recebe obras doadas pelo Instituto Itaú Cultural





O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) intermediou a doação de 775 obras do acervo do Instituto Itaú Cultural, sem ônus, para os museus brasileiros. Todos os museus, públicos ou privados, tiveram oportunidade de manifestar interesse por uma ou mais obras disponíveis na listagem. O Museu de Arte de Blumenau (MAB) foi contemplado e acaba de receber quatro peças do acervo. São elas:

Litografia, 21/30 - título Dina, 2001 - de autoria de Maria Bonom
Litografia, 35/40 - título Onde estamos, 1994 - de autoria de Renina Katz
Litografia, 14/30 - título Olhou e viu - 1997 - de autoria de Renina Katz
Litografia, 28/60 - Homenagem a E.B.M. 1992 - de autoria de Renina Katz

"Considerando que participaram do chamamento público museus de todo o Brasil, tivemos uma boa representatividade no número de obras recebidas", comemora Mia Ávila, gerente do MAB. "O acervo do MAB conta com 61 gravuras (Xilogravura, litogravura) e 18 serigrafias. Receber em doação obras das artistas relacionadas agregará valor e significado à reserva técnica", comenta.

O presidente Rodrigo Ramos acompanhou o recebimento das obras. "Ser contemplado pelo Itaú Cultural com a doação de 4 significativas obras, em edital organizado pelo IBRAM, é um forte indicador de credibilidade do Museu de Arte de Blumenau e reconhecimento do cumprimento de sua missão. Esses importantes trabalhos poderão ser vistos no Espaço da Memória Cultural de Blumenau, na Fundação Cultural, na noite de abertura da 2ª. Temporada de Exposições do MAB em 16 de maio".

As autoras
Maria Bonomi: renomada artista plástica ítalo-brasileira que trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. Iniciou na gravura em 1954 tendo como mestre Livio Abramo. Em 1960 funda, em São Paulo, o "Estúdio Gravura", em sociedade com Livio Abramo, de que foi assistente até 1964. A artista foi uma das personagens reais retratadas na minissérie "Um só coração", exibida em 2004 pela Rede Globo.

Renina Katz: gravurista, desenhista, aquarelista, ilustradora e professora brasileria. Lecionou gravura no MASP e Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Permaneceu por 28 anos como docente na FAU/USP;

FOTOS: 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl