Pular para o conteúdo principal

MAB recebe profissionais do CEI Irmgard Zoschke



O Museu de Arte de Blumenau (MAB) recebeu nesta terça-feira, dia 9, a visita de 21 profissionais do Centro de Educação Infantil Irmgard Zoschke. O grupo agendou a visita para conhecer as exposições que compõem a 1ª Temporada de Exposições e para estabelecer diálogo sobre arte e educação. O presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Rodrigo Ramos, deu as boas vindas ao grupo, reforçando e valorizando a iniciativa de aproveitarem o momento de "parada pedagógica" no CEI para juntos visitarem o museu e tomarem conhecimento de possibilidades de ações que a casa e os museus oferecem.

Na mediação feita pela gerente do MAB, Mia Ávila, com acompanhamento dos mediadores Adam David e Sandra Regina, foram abordados temas como leitura de imagem, processo artístico, a construção dos trabalhos, técnicas e suportes utilizados, expografia das mostras, o papel do curador como facilitador para que venha à tona o diálogo interno do artista, propiciando o entendimento e possibilidades de criação em sala de aula. Nesse processo foram introduzidas músicas selecionadas com o objetivo de estimular os sentidos para essa vivência.

Na visitas às salas expositivas os profissionais tiveram oportunidade de fazer a leitura de imagem das obras e, em "rodas de conversa", discutir sobre a importância da observação, do olhar/ver, do olhar/pensar e refletir sobre como a arte em suas diversas ramificações pode auxiliar nas ações cotidianas simples ou complexas no ensino.

Mia Ávila ressaltou a importância dos educadores na identificação e utilização dos espaços expositivos, compreendidos não só no atendimento às artes visuais, mas também como espaços de literatura, música, dança e teatro. “Ramificações artísticas são responsáveis pela formação de indivíduos mais críticos e atuantes”, concluiu.

FOTOS: 









Assessor de comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl