Pular para o conteúdo principal

MAB usa música para interagir com visitantes



O Museu de Arte de Blumenau (MAB) recebeu na tarde de quinta-feira, dia 25, um grupo de professores, pais e estudantes da Escola Básica Municipal Ana Lucia Hiendlmayer, de Indaial. A cada sala expositiva que os 43 visitantes entravam, escutavam uma música especialmente selecionada.

Os visitantes conheceram as mostras Habilidades e Dons, de Samuel Caixeta, na Sala Pedro Dantas, Mitoplasmas, de Rogério Borges, na Sala Roy Kellermann, Estruturas Variáveis, de Roseli Ritzmann, na Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz, e A poiesis de um corpo [des] construído e [Ex]posto, de Pedro Gottardi.

“Foram incorporadas à experiência músicas especialmente selecionadas para cada sala expositiva e em todas foi aberta roda de conversa para troca de impressões, comentários, informações sobre obras e a trajetória dos artistas”, explicou a gerente do museu Mia Ávila. “A iniciativa amplia o entendimento de que pode ser muito bom programar visitas culturais tanto em família como também integrando um programa de ensino”, afirma.

O mediador Adam David ficou surpreso quando ao entrar na sala Roy Kellermann perguntou aos alunos qual música que eles imaginavam que teria conexão com as obras expostas. “Um dos alunos respondeu "tam, tam, tam... tam", que era exatamente a música que havia sido selecionada - Beethoven Symphony No. 5 In C Minor Part 1”, lembrou Mia Ávila.

Exposições visitadas
Rogério Borges (PR): Mitoplasma
Samuel Caixeta (GO): Habilidades e dons
Pedro Gottardi (SC): Poiesis de um corpo [des] construído e [ex]posto)
Roseli Ritzmann (RS): Variáveis Estruturais
25 anos [S]em Elke Hering: obras da artista que fazem parte do acervo do museu

As músicas
Sala Pedro Dantas: Le Carnaval des Animaux: Nº 7, Aquarium
Sala Roy Kellermann: Symphony Nº 5 In C Minor Part 1
Sala Elke Hering: Claude Debussy, Laura Sullivan: Suite bergamasque, L.75: Nº 3, Clair de lune
Sala Alberto Luz: Vals Matteo Carcassi, Germán Lillo
Galeria do Papel: Tambor World Collective - Drums and Caribbean Music Party

Contatos
Telefone: (47) 3381-6176

Sites
https://mab.arquivodeblumenau.com.br/
https://museudeartedeblumenau.blogspot.com.br

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Fotos em: https://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-cultural/fcblu/mab-usa-maosica-para-interagir-com-visitantes90

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl