Pular para o conteúdo principal

Salão Elke Hering busca parceiros pela Lei Rouanet


A Fundação Cultural de Blumenau espera lançar em julho o edital de convocação dos artistas interessados em participar do 12º Salão Elke Hering - Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais. Se tudo correr dentro do previsto, o evento ocorrerá entre os dias 8 de novembro e 16 de fevereiro. Para isto, é necessária a confirmação de parcerias para a captação pela Lei Rouanet dos R$ 51.045,02 necessários a organização do evento.

De natureza bienal, o salão ocupa desde 1994 um importante papel na cidade e na região ao difundir as artes visuais com objetivo de estimular, documentar, integrar, premiar e promover a experiência plástica e estética. Podem investir em projetos culturais aprovados pelo Ministério da Cultura (MinC), via Lei Rouanet, empresas tributadas em lucro real, deduzindo até 4% do IR devido (pessoa jurídica) ou em até 6% do IR devido (pessoa física).

O investidor deve depositar o valor desejado para o patrocínio na conta bancária do projeto (aberta e supervisionada pelo MinC) até o último dia útil deste ano. Após o depósito, a entidade ou pessoa que propôs o projeto irá emitir um recibo e enviar ao patrocinador, sendo que este servirá como comprovante para que a renúncia fiscal se efetue.

O ressarcimento do patrocínio feito virá no ano seguinte, na forma de restituição ou abatendo do valor do IR a pagar. "Já temos alguns apoiadores, estamos próximos de captar os valores que serão investidos na produção do catálogo e no pagamento do cachê para os artistas selecionados vencedores do Salão", salienta o presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos. “O Elke Hering é um dos mais importantes salões nacionais de arte contemporânea brasileira. Promover o evento neste ano, em que lembramos os 25 anos da morte da Elke, é celebrar sua passagem e sua marca na história da arte brasileira, sempre atual”, conclui.

Homenagem
O Salão presta homenagem à artista ícone da arte catarinense, que morreu prematuramente em fevereiro de 1994. Decorridos 20 anos, em sua 11ª edição que ocorreu em 2014, esta ação se constitui em uma das mostras mais importantes de Santa Catarina. Conquistou ao longo de sua trajetória uma posição de destaque e credibilidade, legitimadas pela crescente participação quantitativa e qualitativa de artistas provenientes de todas as regiões do Brasil. Além disso, o evento contribui para ampliar o acervo de obras do Museu de Arte de Blumenau (MAB) - com a realização de 11 edições, agregou ao acervo 67 obras premiadas.

Saiba mais
12º Salão Elke Hering - Mostra Nacional Contemporânea de Artes Visuais
Data prevista: de 8 de novembro a 16 de fevereiro
Onde: Museu de Arte de Blumenau (MAB), Fundação Cultural de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161, Centro)

Como incentivar o projeto
Valor a ser captado pela Lei Rouanet: R$ 51.045,02
Conta para depósito
Banco do Brasil - Agência 0095-7

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl