Pular para o conteúdo principal

Gleber Pieniz fala de arte contemporânea na Furb


Artistas, arte-educadores, acadêmicos, conselheiros do Museu de Arte de Blumenau (MAB), membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) e professores participaram, quarta-feira, dia 12, no auditório do Bloco T da Universidade Regional de Blumenau (Furb), da palestra "Arte Contemporânea - Modo de Usar". A convite do MAB, o jornalista, professor, crítico de arte e curador Gleber Pieniz, abordou aspectos da arte contemporânea, modos de produção, validação, circulação e fruição, no campo das artes visuais, da música, do cinema e da literatura.

A bem sucedida iniciativa é resultado de mais uma parceria estabelecida entre o Museu de Arte e o Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras da Furb. “O evento contou com público diversificado e interessado no tema”, observou a gerente do MAB, Mia Ávila.

Gleber Pieniz abordou com excelência a sociologia da arte em seis lógicas: institucionalização; desmaterialização; pesquisa; descentralização; processo/realização e multiplicidade/diversidade. “Foi uma ótima oportunidade para reflexões e questionamentos. Os resultados nos incentivam a fortalecer ainda mais essas parcerias que viabilizam essas possibilidades", comentou Mia Ávila.

Artes visuais
Natural de Cruz Alta (RS), Gleber é jornalista e mestre em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica. Trabalhou em redação de jornais, em rádio e em assessoria de imprensa cobrindo a Editoria de Cultura. Atua desde 1998 como professor universitário e crítico de arte e, desde 2012, como curador de exposições individuais e coletivas.

Coordena o programa Laboratório de Arte, onde presta assessoria, acompanhamento e orientação para artistas visuais desde 2015. Foi representante da área de Comunicação no Conselho Municipal de Política Cultural de Joinville entre 2010 e 2014 e membro do Conselho Consultivo da Galeria Municipal de Arte Victor Kursancew entre 2015 e 2019.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl