Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte é ponto de referência educativa



Na semana de 4 a 8 de junho, além das visitas espontâneas, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) registrou a presença de 50 alunos da Escola Max Tavares do Amaral. Na última sexta-feira, dia 7, foi a vez de 29 acadêmicos do curso de Design de Modas da Faculdade Senai participarem da visita noturna acompanhados pela professora de História da Arte, Sandra Bugmann.

No sábado, professores que participam do curso de Artes Visuais da Furb, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), estiveram no museu acompanhados pela professora e artista Roseli Moreira. Também estiveram nas salas expositivas alunos do Cedup, que têm visitado o museu por orientação dos professores. “A experiência nas visitas mediadas e ações educativas têm favorecido a apreciação significativa das obras expostas”, destaca a gerente do museu, Mia Ávila. “A leitura dos elementos visuais das imagens, análises e interpretações, favorecem a diferença entre ver e olhar e contribuem para ampliação do repertório gráfico, visual e de conhecimento da arte.”

A professora Roseli Moreira que também participa da 2ª Temporada de Exposições do MAB com a mostra "Como fazer um pote", em cartaz na Sala Elke Hering, trouxe os alunos que participam do Parfor as exposições e vivenciar a experiência da confecção de um pote com a manipulação da argila.
A professora Sandra Bugmann diz que "poder contar com a Fundação Cultural e com o Museu de Arte de Blumenau é um apoio de grande valor para que os alunos possam vivenciar a apreciação de obras de arte, realizar leitura de imagem e formar repertório”. Conforme ela, a visita com a mediação da gerente do MAB Mia Avila proporcionou momentos de aprendizado e apreciação.

As visitas às mostras da 2ª Temporada de Exposições do MAB podem ser feitas até o dia 23 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas são agendadas pelo telefone (47) 3381-6176.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl