Pular para o conteúdo principal

Exposição "Reminiscências" estreia na Fundação Cultural

Trabalhos do catarinense Jairo Valdati chegam a Blumenau nesta quinta-feira, dia 4, graças à parceria com o curador independente de arte contemporânea e organizador de eventos culturais Massimo Scaringella. A mostra “Reminiscências” é uma das atrações da 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abre ao público às 19h em noite festiva. A entrada é gratuita.

Em trechos de seu texto curatorial, Massimo Scaringella fala sobre Jairo e a exposição. “A arte contemporânea às vezes parece buscar uma integração precisa com a realidade social e com o ambiente, que inevitavelmente a coloca em comparação com seu contexto visual. E o visível se impõe tão claramente apenas pelo que é, não pelo que representa, e o impacto às vezes é muito duro ou difícil de entender.”

Com seu trabalho, Jairo investiga o mundo com a chave da revisitação, no qual a fronteira natural/artificial é confusa, porém capaz de liberar uma beleza rara. “Ele conduz sua própria obsessão criativa lúcida de acordo com uma versão epistemológica moderna, em que a natureza é agora uma citação, não mais viva da mesma maneira. É uma ideia, uma memória”, ressalta Massimo Scaringella. “Como o alquimista, ele transforma matéria orgânica em uma cópia sem copiá-la. Agora essa matéria é perfeita e sua "natureza" se torna bela, silenciosa e profundamente poética.”

Natural de Jacinto Machado (SC), Jairo possui graduação, mestrado e doutorado em Geografia Física. Professor universitário de Biogeografia, o artista participou de bienais, exposições individuais e coletivas em galerias e museus na Europa, Estados Unidos e Brasil.

Dentre as bienais internacionais, destaca-se sua participação em 2011 na 54ª Exposição de Veneza, no Pavilhão Italiano, com curadoria de Vittorio Sgarbi. Em 2014, expôs na 4° Bienal del Fin del Mundo, na Argentina, com a instalação Somos folhas no outono, com curadoria de Massimo Scaringella. Em 2017, participou da Bienal Internacional de Curitiba, com a série Hovenia dulcis, com curadoria de Massimo Scaringella.

Ao mesmo tempo participou do Polo de Santa Catarina desta mesma bienal, no Museu da Escola Catarinense (MESC-UDESC), em Florianópolis, com a curadoria de Francine Goudel, Juliana Crispe e Sandra Makowiecky. Em sua trajetória, participa desde 2006 de exposições individuais e coletivas no Brasil e Exterior.

Noite multicultural
A noite multicultural desta quinta-feira tem na programação a tradicional conversa com os artistas, declamação de poema pela escritora Delasnieve Daspet e apresentação musical pela Banda Municipal de Blumenau. No evento, estão previstos os lançamentos dos livros “Ewald, um alemão”, de Luiz Carlos Schroeder, “Mutações”, de Delasnieve Daspet, “Animus – A dualidade”, de Neida Rocha, “Bulling no Galinheiro; A Zebra e o Burrinho; e O pequeno Mágico”, de Andréa Gustmann. A terceira temporada do ano reunirá obras de 25 artistas de Santa Catarina e São Paulo.

Serviço

Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 4 de julho
Horários:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poema e apresentação musical
Visitas: até 25 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca

As exposições
“Reminiscências”, de Jairo Valdati, “O Somsilencio da imagem”, de Zé Paiva, “Entre Cores e Linhas”, de Miriam Puerta, “Raiz, veia, afluente”, de Jussara Marangoni, “Partes”, de Ricardo Kugler, “Naturezas possíveis... possíveis naturezas”, da Bluap, e “Bauhaus 1919 – Catarinas 2019”, das Catarinas

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl