Pular para o conteúdo principal

Jovens aprendizes visitam a Fundação Cultural

A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) atendeu segunda-feira, dia 15, os alunos do curso de preparação para o trabalho do Senac. Cerca de 40 jovens aprendizes participaram de roteiros na companhia dos professores Itamar Bona (manhã) e Ligia Urdine (tarde). Após serem recepcionados pelo presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos, a diretora do Patrimônio Histórico e Museológico Suel Petry ministrou palestra sobre Blumenau, seu fundador, imigrantes, empreendedorismo e crescimento da cidade.

Após a palestra, os alunos visitaram as salas expositivas do Museu de Arte de Blumenau (MAB), onde conheceram as obras que compõem a 3ª Temporada de Exposições. Nesses espaços, a mediação foi conduzida pela gerente do MAB, Mia Avila. “O objetivo foi proporcionar aos estudantes informações sobre a história de Blumenau, de seu fundador, os desafios enfrentados pelos imigrantes, a divisão política do município, empreendedorismo e o crescimento da cidade”, comentou Mia.

O curso de preparação para o trabalho do Senac contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens, auxiliando-os no desenvolvimento de competências que ampliem suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho, geração de renda e participação na sociedade. Diante disso, o passeio buscou fortalecer o pensamento sobre a história e relações entre cultura, arte e principalmente a reflexão sobre grupos culturais, étnicos, religiosos da sociedade em que estão inseridos.

Saiba mais

3ª Temporada de Exposições do MAB
Visitas: até 25 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Mediação para grupos: agendamentos pelo telefone (47) 3381-6176
Entrada: gratuita

Exposições

“Reminiscências”, de Jairo Valdati
“O Somsilencio da imagem”, de Zé Paiva
“Entre Cores e Linhas”, de Miriam Puerta
“Raiz, veia, afluente”, de Jussara Marangoni
“Partes”, de Ricardo Kugler
“Naturezas possíveis... possíveis naturezas”, da Bluap
“Bauhaus 1919 – Catarinas 2019”, das Catarinas

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl