Pular para o conteúdo principal

4ª Temporada de Exposições mescla talentos com a arte

Foto: Sérgio Antonello / SMC
A 4ª Temporada de Exposições do Museu de Arte (MAB) apresentou na quinta-feira, dia 5 de setembro, as atrações nacionais e estrangeiras selecionadas para esta edição. Na tradicional noite multicultural, os artistas conversaram com o público na Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e percorreram as salas expositivas apresentando os frutos de seus talentos. O público conheceu em primeira mão os trabalhos de convidados da Finlândia, Argentina, Itália, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Distrito Federal. E depois, acompanharam os lançamentos dos livros Cadê minhas pintinhas?, de Maria de Lourdes Scottini Heiden, e Um olhar sobre fatos históricos, de Álvaro Correia.

Também participaram da abertura da exposição integrantes da Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí que trouxeram para o evento a arte da dança. Ao final da apresentação, convidaram os presentes a se integrar na roda folclórica. E todos dançaram e se encantaram com mais uma demonstração da qualidade cultural da cidade. . “Parabéns pelo excelente evento, onde encontramos todos os fatores reunidos para um ótimo resultado”, comentou a correspondente consular da Itália na região, Norma da Rui.

Os trabalhos ficam em exposição até 24 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176. A classificação indicativa de idade é livre e a entrada é franca.

Questão racial
O artista carioca Sanagê Cardoso permanecerá na cidade para receber os visitantes e apresentar a mostra “Sanagê Pele e Osso. Os trabalhos híbridos transitam entre pintura, escultura e relevo. Sua obra convida para uma imersão estética e sensorial na questão racial e suas consequências na sociedade contemporânea. As obras resultam de mais de quatro anos de pesquisas do material e texturas. A linguagem é direta, cada uma das 10 telas se refere à algum país africano por onde passaram homens, mulheres e crianças capturados e vendidos como escravos para trabalhar em fazendas e minas.
Sanagê pesquisou a espuma expandida, material utilizado na construção civil para assentar portais. Usado de forma bruta, cria volumes e texturas. O artista atualmente vive e trabalha em Brasília. Em sua sala de exposição, totalmente na cor branca, ele recebe atenciosamente todos aqueles que queira sanar curiosidades sobre suas obras.

Saiba mais

Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Visitas: até 24 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada franca

Expositores

Não é possível voltar o relógio, de Hannu Palosuo (Finlândia)
Sinfonia do espaço, de Jorge Miño (Argentina)
Além do sinal e da matéria, de Alex Caminiti (Itália)
Sanagê Pele e Osso, de Sanagê (DF)
Entre o mundo maravilhoso e fabulações, de Andréa Brächer (RS)
Hipótese Gaia, do Coletivo Duas Marias (PR)
Ilhas levadiças, de Jan M.O. (SC)

Lançamento de livros

“Um olhar sobre fatos históricos”, de autoria de Álvaro Correia
“Cadê minhas pintinhas”, de Maria de Lourdes Scotini Heiden

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl