Pular para o conteúdo principal

Primavera dos Museus começa dia 16 de setembro

Museus por dentro, por dentro dos museus. Essa é a temática proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) para a 13ª Primavera dos Museus, cuja programação começa no dia 16 de setembro em Blumenau com o Workshop de Hachuras e Pontilhismo. A ação será conduzida pelo oficinante Marcelo Costa em parceria com a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap). As inscrições podem ser feitas até 13 de setembro pelo telefone (47) 3381-6176.

Os museus de Arte (MAB), da Família Colonial e de Hábitos e Costumes, vinculados à Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais, prepararam uma programação especial para o período. “O público poderá olhar os museus por dentro, para ficar por dentro dos museus conhecendo e explorando aspectos do cotidiano museológico”, diz a gerente do MAB, Mia Ávila.
Em nível nacional, a Primavera dos Museus ocorre entre os dias 23 e 29 de setembro com o intuito de envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. A programação completa pode ser acessada no site do Ibram: https://www.museus.gov.br/.

 Programação

Museu de Arte de Blumenau
- Workshop de Hachuras e Pontilhismo
Oficinante: Marcelo Costa em parceria com a Bluap
Dia: 16 de setembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Espaço Elfy Eggert da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais
Inscrições: até 13 de setembro pelo telefone (47) 3381-6176
- Noite dos sentidos experiências táteis e auditivas
O que: noite multicultural inclusiva com exposição de desenhos em relevo, apresentação áudio-descritiva da história e atividades desenvolvidas pelo Centro Braille e Sociedade Cultural Amigos do Centro Braille de Blumenau, declamação de poemas, apresentações musicais, visita mediada a exposição de esculturas da 4ª Temporada de Exposições do MAB e roda de conversa para troca de impressões.
Dia: 25 de setembro
Horário: das 18h30 às 21h30
Local: Espaço Elfy Eggert da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais
Entrada livre

- FamiliArte, uma experiência

O que: desenvolvida em parceria com o Centro de Educação Infantil Professor Emiliano Stolf, o MAB promoverá encontro de pais e crianças de 0 a 3 anos. O objetivo é estimular a interação com espaços museais, aumentando o repertório artístico das crianças através de ações educativas.
Dia: 28 de setembro
Das 9h às 12h
Local: salas expositivas do MAB, Espaço Effy Eggert e Horto Botânico

- Visitas mediadas e ações educativas referentes às sete mostras que da 4ª Temporada de Exposições do MAB

Período: de 6 de setembro a 24 de outubro (de terça-feira a domingo)
Horário: das 10h às 16h
Local: salas expositivas do MAB
Agendamento: pelo telefone (47) 3381-6176

Museu da Família Colonial

- Exposição Hermann Blumenau Fragmentos da História
O que: exposição documental, iconográfica e acervo museológico em comemoração aos 200 anos do Dr. Blumenau com duração de um ano.
Horário: das 10h às 16h (de terça-feira a domingo)
Local: Museu da Família Colonial
Agendamento: pelo telefone (47) 3381-7516

- Visitas mediadas e ações educativas às exposições do Museu da Família Colonial

Horário: das 10h às 16h (mediante agendamento pelo telefone (47) 3381-7516)
Museu de Hábitos e Costumes
- Exposição As fases da moda

O que: retrata o desenvolvimento da moda em Blumenau, em várias fases. Apresenta as seguintes temáticas: costureiras, indumentária íntima do século XIX, moda infantil e revistas de moda. Duração de um ano.
Horário: das 10h às 16h (de terça-feira a domingo)
Local: Museu de Hábitos e Costumes
Agendamento: pelo telefone (47) 3381-7979
- Visitas mediadas e ações educativas às exposições do Museu de Hábitos e Costumes
Horário: das 10h às 16h
Agendamento: pelo telefone (47) 3381-7516

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl