Pular para o conteúdo principal

Professor de desenho Marcelo Costa dá aula em Blumenau

O professor de desenho pernambucano Marcelo Costa estará em Blumenau segunda-feira, dia 16 de setembro, para ministrar a oficina de Pontilhismo e Hachuras. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e faz parte da programação da 13ª Primavera dos Museus. Interessados devem providenciar as inscrições até 13 de setembro no Museu de Arte de Blumenau (MAB), pelo telefone (47) 3381-6176 ou e-mail gerenciamab@fcblu.com.br.

A oficina consistirá nas técnicas do pontilhismo e de hachuras, utilizando canetas a nanquim. Haverá abordagens básicas e avançadas, bem como noções dos materiais utilizados.

O Pontilhismo é uma técnica que consiste no desenho de pequenos pontos ou manchas de diferentes cores que, justapostas, provocam uma mistura óptica aos olhos do observador. Na França, em meados do século XIX, Georges Seurat e Paul Signac foram os desenvolvedores desse método de pintura, que pode ser entendido como uma ramificação do Impressionismo.

Na década de 1950, movimento Pop Art resgatou e reinventou o Pontilhismo, encontrado nos primeiros trabalhos de Andy Warhol e mais nitidamente no trabalho de Roy Lichtenstein. Outra forma de expressão do pontilhismo é o desenho com canetas a nanquim, em diferentes espessuras da ponta, obtendo-se expressão de volume, luz e sombra, com maior ou menor concentração de pontos ou das linhas brancas do desenho.

Hachura é uma técnica artística usada para criar efeitos tonais e de sombreamento, desenhando linhas paralelas distanciadas. Com a combinação destas linhas, pode-se reproduzir muitas tonalidades, seja variando o espaçamento entre elas, mudando a espessura dos traços, ou ainda com a sobreposição das mesmas em diferentes sentidos.

Sobre o oficinante
Marcelo Costa é natural de Pernambuco e dedica-se à arte de desenhar, sendo também retratista. Atua como professor de desenho hiper realista há oito anos. Em 2007, cursou desenho por dois anos com Ronaldo Santana e em 2009 participou de curso avançado de desenho hiper realista, por quatro meses, com Nelson Alves (nome artístico Nelves). Em 2014, cursou desenho em Recife, por um mês, com o Sílvio Malincônico. Atualmente estuda técnicas de aquarela, aerografia e tatuagem no Cedup e Senai.

Recentemente instalou seu ateliê onde também atua como tatuador e produz retratos hiper realistas sob encomenda. Já fez exposições no Mausoléu Dr. Blumenau, na Câmara Municipal de Blumenau, no Shopping Neumarkt - evento de comemoração de 30 anos da Bluap, onde é membro associado desde 2014.

Saiba mais

Museu de Arte de Blumenau
- Workshop de Hachuras e Pontilhismo
Oficinante: Marcelo Costa em parceria com a Bluap
Dia: 16 de setembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Espaço Elfy Eggert da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais (Rua XV de Novembro, 161, Centro)
Inscrições: até 13 de setembro no MAB, pelo telefone (47) 3381-6176 ou pelo e-mail gerenciamab@fcblu.com.br

Conteúdo programático

9h às 12h

1- Conhecer os materiais usados na produção pontilhismo e hachuras.
2- Como entender luz e sombra para desenhar o pontilhismo e hachuras.
3- Como fazer o desenho simplificado com traços subjetivos.
4- Maneiras de passar a fotografia ou desenho para o papel.
5- Estudo de luz e sombra.
6- Como aplicar o verniz e finalizar o desenho.
7- Preparação para a prática, exercícios de tonalidade e hachuras.

13h30 às 17h30

8- Praticando individualmente, a partir de um desenho de fotografia selecionado.
9- Acabamento, proteção e conservação do desenho realizado.
10- Encerramento, com entrega de certificados de participação.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl