Pular para o conteúdo principal

Visita virtual destaca ?Paródia do testemunho ocular?

A 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) – ano 2020, está aberta desde 12 de março. Como medidas de distanciamento e isolamento social - a visitação presencial foi interrompida -, a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o MAB estão viabilizando o acesso virtual às mostras com a utilização do recurso de vídeo.

No primeiro da série, os internautas visitantes das redes sociais da SMC conheceram os espaços, passando pelas exposições “Paródia do Testemunho Ocular”, do artista Rafael Ramos (São Paulo), na sala Pedro Dantas; “Passagem”, de Sonia Wizard (Rio de Janeiro), na sala Roy Kellermann; “Até que a morte os separe”, de Martha Ozol (Florianópolis), na Sala Elke Hering; “Abaixo da Superfície”, de Kelly Kreis (Florianópolis), na Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz; e “Sobre Cadeiras”, de Felipe da Costa (Blumenau), na Galeria do Papel.
A partir de quarta-feira, dia 22 de abril, os visitantes podem conhecer com mais detalhes a mostra “Paródia do testemunho ocular”, de Rafael Ramos. Nela, o artista paulistano apresenta uma série composta por nove trabalhos produzidos entre 2017 e 2019. As pinturas partem de suas experiências pessoais com a capital de São Paulo, onde imagens são apropriadas e recombinadas para pintar a cidade sem pintar uma paisagem, com a arte se dissolvendo no contexto da vida urbana.

Nas criações de Rafael, a metrópole é vista como uma terra mítica, saturada com uma parafernália de ilusões, como uma paisagem urbana onde o real e o natural deixam de existir. Não existe mais o debate arquitetônico, cessam as doutrinas, não há teoria, nenhum planejamento: há apenas a criação e a destruição do mosaico de fragmentos urbanos, a justaposição dos esforços humanos frente a natureza em um processo de acumulação de desastres e fantasias. É a paródia do testemunho ocular.

Sobre o artista

Rafael Ramos reside na capital de São Paulo. É formado em Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) e pós-graduado em Design para movelaria. Fez cursos de pintura e artes plásticas no Mube com Paulo Whitacker (1998). Teve aulas de desenho e expressão visual no atelier de Silvio Dworecki (2003). Aprendeu a fazer gravura em metal no Museu Lasar Segall (2006) e esteve em sessão de acompanhamento de pintura com Paulo Pasta, no Instituto Tomie Ohtake (2015).

Saiba mais

Acompanhe as redes sociais da Secretaria Municipal de Cultura e saiba tudo que está rolando na 1ª Temporada de Exposições do MAB – ano 2020.

Acesse e compartilhe:
Facebook: https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeblumenau
Twitter: https://twitter.com/fcblu
Instagram: https://www.instagram.com/culturablumenau
“Enquanto isso, para quem puder # Fique em casa, e para quem precisar sair, use # máscara e cuide-se bem. Até breve.”

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl