Pular para o conteúdo principal

Pedro Gottardi expõe "Utopias Ósseas" na Sala Elke Hering

 Artista propõe uma reflexão sobre a existência no mundo ao interpretar a dualidade da vida e morte das plantas.

Foto: Divulgação

O artista visual Pedro Gottardi estará presente na 1ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), que abre ao público no dia 7 de março, às 19h, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). A mostra “Utopias Ósseas” pode ser visitada na Sala Elke Hering até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.

“Utopias Ósseas” resulta de uma pesquisa no campo das artes visuais em processos artísticos contemporâneos. No caminhar pela natureza, os pontos de convergências e reflexivos buscam evidenciar a linha do horizonte como campo vibracional tensionando a discussão entre a introspecção e a euforia.

Gottardi usa a escrita de artista, coleta de artefatos e relatos pessoais, para a elaboração de procedimentos nas artes visuais. Reúne conceitos, ensejos e impressões de gravuras, um conjunto de objetos em gesso e resina, e desdobramentos do ato de imprimir, ou seja, intervir para redimensionar a visualidade. A pesquisa evidencia uma utopia dada pela dualidade da vida e morte das plantas, friccionado a reflexão sobre a existência no mundo, ao intentar paisagens utópicas.

Gottardi é doutorando pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), na linha de pesquisa de processos artísticos contemporâneos. O artista é mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), em 2021, e graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela mesma instituição, em 2018.

 

 

Serviço:

 

Abertura da 1ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 7 de março

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 1ª Temporada de Exposições do MAB, declamação de poema e apresentação musical

Visitas: até 21 de abril, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita      

 

O que ver:

 

Sala Roy Kellermann

MAB & MAJ em diálogo: Elke Hering e Doraci Girrulat

        

Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz

Horizontes, da artista Denise Schlickmann, com curadoria de Gleber Pieniz

 

Sala Elke Hering

Utopias Ósseas, de Pedro Gottardi

 

Galeria do Papel

Ausência..., de Mirna Oliveira com curadoria de Edilson Viriato

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 28/02/2024 13:33 - 189 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl