Pular para o conteúdo principal

Livro reúne material inédito do início da carreira de Elke Hering

 Obra da escritora Daiana Schvartz será lançada no Museu de Arte de Blumenau no dia 2 de maio.

A 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) começa no dia 2 de maio, às 19h, com o lançamento do livro “Elke Hering: Diários de Formação”, da escritora Daiana Schvartz. A obra reúne material inédito do início de carreira da artista, intercalando fotografias e documentos com a escrita pessoal. Nesse passeio, o leitor percorrerá a trajetória inicial de sua formação, desde Blumenau até Munique.

Escritos entre 1957 e 1959, os diários apresentam a jovem Elke Hering (1940-1994) se deslocando geograficamente para aprender o ofício artístico, ao mesmo tempo em que tomava contato com a cena cultural dos grandes centros. Para além de sua convicção em querer tornar-se artista, os diários revelam dois importantes elementos constituintes de sua formação: o modernismo ainda vigente e o incentivo integral de sua família.

“Elke Hering: Diários de Formação” mostra não somente o percurso, mas também as condições basilares que sedimentaram a continuidade da carreira de uma das principais artistas catarinenses. Este livro teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Daiana é doutora em Artes Visuais pelo PPGAV/UFRGS, linha de pesquisa em História, Teoria e Crítica. Defendeu a tese intitulada “Arquivo Elke Hering: o indício de uma falta”. É mestre em Teoria e História da Arte pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/UDESC. Defendeu a dissertação “Elke Hering: Crítica, Circuito e Poética”.

A autora possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). É professora de Artes Visuais no Instituto Federal de Santa Catarina – Câmpus São Carlos, desde 2015. Pesquisa a arte em Santa Catarina, investigando em especial a produção da artista Elke Hering.

 

Saiba mais

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 2 de maio

 

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura, lançamento de livros e apresentação musical

Visitas: até 23 de junho, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

As exposições

Sala Roy Kellermann: Natureza Geométrica, com o Coletivo CACEV formado pelos artistas Akiko Miléo, Cida Sanchez, Katia Kimieck, José do Amaral, Márcio Medeiros, João Coviello e Susana Goienetxe

Sala Pedro Dantas: "Janelas Para...", com Edilson Viriato

Sala Elke Hering: O todo e as partes, com Carolina Sucheuski

Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: MATER, com Giowanella

Galeria do Papel: Onde Estão Seus Olhos, com Adriane König

 

Apresentação musical: Integrantes da Banda Municipal de Blumenau

 

Lançamento de livros

Elke Hering - diários de formação, de Daiana Schvartz

Felix Carbajal - atlas poético, de Ricardo Machado

Quem tem medo da Cultura?, de Edson Busch Machado

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 24/04/2024 12:08 - 37 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl