Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte de Blumenau ganha litografias da série ‘Morte e Vida de Severina’

 

Museu de Arte de Blumenau ganha litografias da série ‘Morte e Vida de Severina’
Elaboradas pela artista Liliane Dardot, as dez gravuras estão sendo doadas pela conselheira do museu Melita Bona

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) vai incorporar ao acervo as dez litografias elaboradas pela artista Liliane Dardot para o poema de João Cabral de Mello Neto. As gravuras compõem a série “Morte e Vida de Severina” e serão doadas pela conselheira do museu Melita Bona.

As litografias originais foram editadas na Oficina Guaianases de Gravura no período de agosto a setembro de 1984, no sistema manual, pelos impressores Alberto Souza Barros e Jamerson Ribeiro. Da série completa das litografias, nas dimensões de 51 cm x 36,5 cm, foram tirados 20 exemplares numerados: uma prova de identificação (PI), uma prova bom para tirar (BT), todas em papel Murilo, e oito provas de artista (PA), sendo seis em papel Murilo e duas em papel Canson, todas com o timbre da oficina.

Conforme Melita Bona, a série de obras foi adquirida pelo pai dela, Leandro Victor Bona. “O conselheiro Arian Grasmuk efetuou levantamento sobre a autora, apresentando ao grupo na reunião do dia 31 de março, quando as imagens foram apreciadas pelos conselheiros”, lembra a gerente do museu, Mia Ávila.

A litografia é uma técnica utilizada por artistas ao longo da história, mas a popularidade diminuiu significativamente com a introdução de tecnologias de impressão mais modernas e acessíveis. “Considerando a qualidade da série, o currículo da autora e pela técnica de litografia, cada vez mais rara na atualidade, os conselheiros votaram favoravelmente ao aceite da doação. A documentação está sendo formalizada”, conclui Mia.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



Fotos
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Conselho do MAB/Divulgação
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...