Curta viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo será exibido em escolas da rede pública

O curta-metragem ‘Museu de Arte de Blumenau: 20 anos de narrativas’ já está disponível no YouTube. A obra faz um recorte sobre a história do museu, um dos mais visitados do Estado. Com roteiro de Arian Grasmuk, captação, edição e direção de Will Del Souza e produção geral de Deda Silveira, conta com entrevistados que colaboraram com a implantação e criação das narrativas ao longo desses anos, como Guido Heuer, Noemi Kellermann, Pita Camargo, Mia Ávila, Marlene Hüskes, Carla Carvalho, Sylvio Zimmermann, Sueli Petry, entre outros.
O Museu de Arte de Blumenau (MAB) foi inaugurado no dia 3 de dezembro de 2004. Hoje, é o maior e mais importante espaço de fruição e registro cultural das artes plásticas do município. Tem por objetivo principal a socialização da arte em todos os níveis, auxiliando na formação de cidadãos mais críticos e conscientes do papel fundamental da Cultura. Além disso, promove o intercâmbio cultural entre o Estado e o país, e estimula a produção artística da cidade.
Para o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann, a exibição do curta-metragem é uma oportunidade de celebrar e revisitar duas décadas de histórias, encontros e transformações que marcaram a trajetória do MAB. “Por meio da linguagem audiovisual, este curta-metragem valoriza os artistas, curadores e gestores que contribuíram com essa construção coletiva e reafirma o papel do museu como espaço vivo de cultura, diálogo e pertencimento. É um registro sensível e necessário para reconhecer o passado e inspirar o futuro”.
O projeto ‘Museu de Arte de Blumenau: 20 anos de narrativas’ foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo Edital 5/2024. Como contrapartida social, o mini-documentário será exibido em escolas da rede pública, em ações seguidas de mediação da obra. Confira na íntegra no link.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Comentários