Pular para o conteúdo principal

Documentário sobre os 20 anos do Museu de Arte de Blumenau já está disponível na internet

Curta viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo será exibido em escolas da rede pública

O curta-metragem ‘Museu de Arte de Blumenau: 20 anos de narrativas’ já está disponível no YouTube. A obra faz um recorte sobre a história do museu, um dos mais visitados do Estado. Com roteiro de Arian Grasmuk, captação, edição e direção de Will Del Souza e produção geral de Deda Silveira, conta com entrevistados que colaboraram com a implantação e criação das narrativas ao longo desses anos, como Guido Heuer, Noemi Kellermann, Pita Camargo, Mia Ávila, Marlene Hüskes, Carla Carvalho, Sylvio Zimmermann, Sueli Petry, entre outros.

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) foi inaugurado no dia 3 de dezembro de 2004. Hoje, é o maior e mais importante espaço de fruição e registro cultural das artes plásticas do município. Tem por objetivo principal a socialização da arte em todos os níveis, auxiliando na formação de cidadãos mais críticos e conscientes do papel fundamental da Cultura. Além disso, promove o intercâmbio cultural entre o Estado e o país, e estimula a produção artística da cidade.

Para o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann, a exibição do curta-metragem é uma oportunidade de celebrar e revisitar duas décadas de histórias, encontros e transformações que marcaram a trajetória do MAB. “Por meio da linguagem audiovisual, este curta-metragem valoriza os artistas, curadores e gestores que contribuíram com essa construção coletiva e reafirma o papel do museu como espaço vivo de cultura, diálogo e pertencimento. É um registro sensível e necessário para reconhecer o passado e inspirar o futuro”.

O projeto ‘Museu de Arte de Blumenau: 20 anos de narrativas’ foi viabilizado pela Lei Paulo Gustavo Edital 5/2024. Como contrapartida social, o mini-documentário será exibido em escolas da rede pública, em ações seguidas de mediação da obra. Confira na íntegra no link.

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...