Pular para o conteúdo principal

Museu de Arte de Blumenau divulga as atrações da 3ª Temporada de Exposições do ano

Programação da noite de abertura das salas será no dia 3 de julho e terá conversa com os artistas, lançamento de livros e show musical

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) definiu os artistas que participarão da terceira temporada de exposições do ano. O tradicional evento blumenauense abre ao público no dia 3 de julho, às 19h, com uma noite multicultural oferecida aos amantes das artes. A programação contempla conversa com os artistas, abertura das salas, lançamento de livros e show musical. As mostras ficam expostas até 24 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, com entrada gratuita e classificação livre.

A primeira exposição será do coletivo Ruído, formado por Isabelle Baiocco e Lourenço Demarco, e estará na Sala Roy Kellermann Com o título “Entre rastros e ruínas”, tem linguagens distintas - pintura e desenho. Isabelle e Lourenço são formados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

A exposição “Cores (in) visíveis”, da fotógrafa Maria de Minas, terá como base a Sala Pedro Dantas. Ela explora a fotografia, criando experiências que ultrapassam a mera observação. Formada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Maria tem desenvolvido projetos em várias regiões do mundo.

A artista visual e médica mastologista Flávia Lapa, de Joinville, chega à Sala Elke Hering com a exposição “Peitos”, dando enfoque ao seio feminino como símbolo multifacetado de gênero, desejo, maternidade e doença”. Utilizando principalmente a pintura, ela cria narrativas contemporâneas que desafiam modelos tradicionais, promovendo informação e reflexão sobre o corpo da mulher.

O Museu Haas apresenta na Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz “A fotografia como diário: (re) descobrindo a vida de um imigrante através de suas lentes”, com resgate de memórias e histórias da imigração no Vale do Itajaí. A exposição provoca reflexões sobre ritos funerários e a preservação do patrimônio cultural regional.

Por fim, a Galeria do Papel abre as portas para a exposição “Regina", do colagista SR Lima, de Florianópolis. Ele explora a fragmentação da identidade social por meio da reutilização de papéis. Reconhecido nacional e internacionalmente, SR Lima é premiado pela elevada qualidade artística das colagens e instalações.

Para o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, esta terceira temporada é mais um momento especial para a cidade. “O MAB se consolida ano a ano como um espaço democrático de encontro de artistas de diferentes regiões e linguagens, oferecendo à nossa comunidade acesso gratuito a uma programação de altíssima qualidade”, observa.

Saiba mais
3ª Temporada de Exposições do MAB

Abertura: 3 de julho
Onde: Museu de Arte de Blumenau – Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico
Programação:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura oficial da temporada e lançamento dos livros “Uma janela para a cidadania – Fenatib 25 Anos”, de Maria Teresinha Heimann, e “Memórias de Malena”, de Marlene Huskes
20h30: apresentação musical especial da Banda Municipal de Blumenau

Visitas: até 24 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Entrada franca e classificação livre

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...