Pular para o conteúdo principal

MUSEU DE ARTE DE BLUMENAU

As acadêmicas do 5º período do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras da Furb, Kassandra Freitas Esser, Giovana da Cruz, Joana Otto Pittaluga e Kalinka Maronez Moura, estiveram no Museu de Arte de Blumenau (MAB) para cumprir hora/estágio. O encontro de estudos ocorreu na tarde de na tarde de quarta-feira, dia 28 de maio. O artista plástico, professor, pesquisador, historiador e conselheiro do MAB, Arian Grasmuk, foi convidado para falar sobre as obras do acervo do museu, referentes ao final de século 19 e meados de século 20.

As coleções foram contempladas por projetos que previam higienização, substituição de chassis ou molduras e, duas em especial, que passaram por restauração. As duas obras restauradas, Jacutinga de Paul Hering e Igreja Evangélica de Heinrich Graf, foram alguns dos temas abordados.

Além das acadêmicas, acompanharam a reunião que se transformou em uma excelente aula, a gerente do MAB Mia Avila e os mediadores Bruno Barbera e João Emanuel.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...