Mostra internacional ‘Metafísica da Visão’ abre ao público no dia 4 de setembro para celebrar os 150 anos de imigração italiana no Brasil
O Museu de Arte de Blumenau (MAB) apresenta, na Sala Roy Kellermann, a exposição ‘Metafísica da Visão’, do artista italiano Alessandro Giusberti, residente em Bolonha. A mostra, fruto da parceria com os curadores internacionais Massimo Scaringella e Tania Berni, integra a quarta temporada de 2025 em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. O artista e Tania Berni estarão presentes na noite multicultural de abertura, no dia 4 de setembro, para conversar com o público e apresentar as obras. A classificação etária é livre e a entrada é gratuita.
Em ‘Metafísica da Visão’, Giusberti constrói sua pintura a partir do contato sensível com o mundo que o cerca. Sua obra, marcada por um realismo pictórico que transita entre a narrativa e o fantástico, retrata cenas urbanas, interiores e paisagens, capturando o lirismo e a vitalidade presentes na vida cotidiana. Com paleta de cores generosa e técnica refinada, o artista combina drama e serenidade, criando atmosferas que transmitem estados espirituais e registram o movimento incessante do mundo.
Nascido em Bolonha, em 1955, Alessandro Giusberti estudou na Escola e na Academia de Belas Artes de sua cidade. Participou de exposições na Itália, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Brasil, com obras em importantes coleções públicas e privadas. Sua produção alia observação, poesia e rigor técnico, resultando em pinturas de forte impacto visual e narrativo.
Saiba mais
Esposição ‘Metafísica da Visão’
Abertura: 4 de setembro
Conversa com artistas expositores: 19h
Abertura oficial do evento: 20h
Lançamento de livro e apresentação musical: 20h30
Local: Museu de Arte de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico)
Visitas: até 26 de outubro, de terça a domingo, das 10 às 16h
Entrada gratuita
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Comentários