Pular para o conteúdo principal

Professoras participam de formação no Museu de Arte

 Módulo dedicado à empatia e à escuta consciente integra arte, narrativa simbólica e vivências coletivas no MAB.


Um grupo de professoras da rede municipal de ensino participou nesta terça-feira, 7 de outubro, na Sala Roy Kellermann, do Museu de Arte de Blumenau (MAB), da segunda etapa da formação dedicada à empatia, escuta e comunicação não violenta. Conduzido pela gerente do MAB, Mia Ávila, o módulo integrou vivências estéticas, narrativas simbólicas e dinâmicas coletivas, favorecendo um espaço de aprendizado sensível e reflexivo.

Entre as atividades, destacaram-se o conto “O bêbado e a chave”, reflexões sobre comunicação alienante, exercícios sobre os estados de ego (Pai, Adulto e Criança) e momentos de autenticidade e escuta empática inspirados na Comunicação Não Violenta (CNV). “O encontro foi marcado pela alta participação e envolvimento das professoras, que expressaram satisfação e reconhecimento da importância da vivência, além do desejo de continuidade e ampliação da formação para novas parcerias com a rede municipal de ensino”, mencionou Mia Ávila.

A Formação em Educação Empática é uma iniciativa de parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação, com a proposição de integrar arte, sensibilidade e educação, fortalecendo práticas pedagógicas baseadas no respeito, na escuta e no diálogo consciente. “A arte nos convida a olhar para dentro e reconhecer o outro com mais empatia e presença. Essa formação revelou o quanto o diálogo sensível e a escuta ativa podem transformar nossas relações dentro e fora da escola", concluiu a gerente do MAB.


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...