Módulo dedicado à empatia e à escuta consciente integra arte, narrativa simbólica e vivências coletivas no MAB.
Um grupo de professoras da rede municipal de ensino participou nesta terça-feira, 7 de outubro, na Sala Roy Kellermann, do Museu de Arte de Blumenau (MAB), da segunda etapa da formação dedicada à empatia, escuta e comunicação não violenta. Conduzido pela gerente do MAB, Mia Ávila, o módulo integrou vivências estéticas, narrativas simbólicas e dinâmicas coletivas, favorecendo um espaço de aprendizado sensível e reflexivo.
Entre as atividades, destacaram-se o conto “O bêbado e a chave”, reflexões sobre comunicação alienante, exercícios sobre os estados de ego (Pai, Adulto e Criança) e momentos de autenticidade e escuta empática inspirados na Comunicação Não Violenta (CNV). “O encontro foi marcado pela alta participação e envolvimento das professoras, que expressaram satisfação e reconhecimento da importância da vivência, além do desejo de continuidade e ampliação da formação para novas parcerias com a rede municipal de ensino”, mencionou Mia Ávila.
A Formação em Educação Empática é uma iniciativa de parceria estabelecida com a Secretaria Municipal de Educação, com a proposição de integrar arte, sensibilidade e educação, fortalecendo práticas pedagógicas baseadas no respeito, na escuta e no diálogo consciente. “A arte nos convida a olhar para dentro e reconhecer o outro com mais empatia e presença. Essa formação revelou o quanto o diálogo sensível e a escuta ativa podem transformar nossas relações dentro e fora da escola", concluiu a gerente do MAB.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
Comentários