Pular para o conteúdo principal

Blumenau abre programação do Mês da Consciência Negra



Começa oficialmente nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, a programação do 13º Mês da Consciência Negra de Blumenau. Até o dia 29 o evento apresenta atos públicos, palestras, manifestações culturais afro-brasileiras, exposição e sessões de cinema. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade. A abertura oficial será na Fundação Cultural de Blumenau, às 19h30, com a exposição fotográfica Negra Blumenau, no Mausoléu Dr. Blumenau, e a exposição Religiões de Matrizes Africanas de Blumenau, no Espaço Alternativo. A entrada é franca.

O 13º Mês da Consciência Negra Blumenau é um projeto patrocinado pelo Prêmio Catarinense de Arte e Cultura Negra e Indígena e desenvolvido com o apoio do Estado de Santa Catarina, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Funcultural e Edital Elisabete Anderle/2014, Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Cultural de Blumenau, Seterb e Movimento de Consciência Negra de Blumenau Cisne Negro.

A programação movimenta a cidade desde 3 de novembro, com a abertura da Exposição Símbolos e Reflexões, na Câmara Municipal de Blumenau (Salão Manoel da Luz Rampelotti). A mostra permanece no local até o dia 30. No dia 7 de novembro, também dentro da programação, foi promovido Brasileirando Oficinas: Provocando a sua Consciência Negra, com Roosevelt Ofarindê, no Estúdio Blazé  (Rua 2 de Setembro, 1.618. Sala 7).

O Dia da Consciência Negra, que dá origem à semana de celebração, é comemorado em 20 de novembro. A data foi escolhida em alusão ao dia do falecimento de Zumbi dos Palmares, em 1695, como momento para lembrar da resistência do povo negro.
Saiba mais
Programação do Mês da Consciência Negra de Blumenau
19 de Novembro: Abertura oficial do Mês da Consciência Negra de Blumenau 2015
Local: Fundação Cultural de Blumenau
Horário: 19h30

Abertura da Exposição Fotográfica Negra Blumenau
Local: Mausoléu Dr. Blumenau
Horário: 19h30

Abertura da Exposição Religiões de Matrizes Africanas de Blumenau
Local: Espaço Alternativo da Fundação Cultural de Blumenau
Horário: 19h30

20 de Novembro: Negritude nos Terminais – Maracatu
Local: Terminal do Aterro
Horário: 17h30

20 de Novembro: Roda de Conversa: Negras lembranças
Local: Auditório da biblioteca da Furb
Horário: 19h

21 de Novembro: Negritude nos Terminais – A ancestralidade da Capoeira
Local: Terminal da Fonte
Horário: 10h

25 de Novembro: Negritude nos Terminais – Hip-Hop Negro
Local: Terminal da Proeb
Horário: 17h30
Responsável: Janaina Palavra Feminina

28 de Novembro: Ato Público Contra o Racismo
Local: Praça do Teatro Carlos Gomes
Horário: 9h

29 de Novembro: 2º Roda de Conversa de Mulheres Negra: Nossa luta é todo dia, mulher negra não é mercadoria! Oficina de Turbantes
Local: Cafundó Bar Cultural
Horário: 18h

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl