Pular para o conteúdo principal

MAB destaca o Distracionismo Lúdico de Paulo Brandão

A exposição Distracionismo Lúdico, do artista carioca Paulo Brandão, poderá ser visitada a partir de 5 de novembro no Museu de Arte de Blumenau (MAB). O artista estará presente para a conversa que antecede a abertura da 5ª Temporada de Exposições, às 19h, na Fundação Cultural de Blumenau.

O lúdico por definição é o termo que tem o caráter de jogos, brincadeiras e divertimento. A brincadeira neste caso é o potencial inquisitivo da descrição, onde as situações de cada obra se desdobram em mistérios, dúvidas e adivinhações. Onde o espectador envolvido em decifrar enigmas encontra-se com imagens do cotidiano, colocadas estrategicamente para que o jogo se inicie.

Personagens ocupam uma plataforma teatral nessa bidimensionalidade, que é a superfície supostamente limitada da pintura. Tais personagens desse espetáculo são expostos e sobrepostos, contando alguma coisa que alguém certamente já vivenciou. Protagonista e coadjuvante, Brandão testemunha e também é autor, na prática diária do ofício, dando possibilidades de remanejamento da realidade, algumas vezes, fatal.

A grande surpresa do observador é a de que Brandão coloca o público em diálogo com outra realidade. O visitante sai ileso e mais alegre depois dessa experiência. Todas as obras falam sobre as fragilidades humanas: perdas amorosas, solidão, dependências, covardias, abusos, declínio físico na maturidade, sombras. “Brandão deixa que terminemos o diálogo com suas obras em total contemplação”, explica a crítica de arte Adriana Marques. “Ele nos conduz ao ápice de cada espetáculo e sai de cena no instante final. Assim, de maneira generosa, nos permite ousar um fim que mais nos agrada. Fazemos nós o fim de cada ato, de cada obra.”

Prêmios

Brandão formou-se em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, onde também cursou a Escola Nacional de Belas Artes e aprimorou sua técnica. Como Diretor de Arte, trabalhou em algumas das principais agências de propaganda do país e ganhou vários prêmios. Ainda universitário, classificou-se em primeiro lugar no Salão Nacional de Propaganda.

Ao longo da carreira, foi eleito quatro vezes o melhor Diretor de Arte do Rio de Janeiro. Recebeu diversos prêmios de colunistas, venceu o Profissionais do Ano, da Rede Globo de Televisão. Finalista do Clio Awards e levou para casa três leões do Festival Internacional de Cannes. Atualmente, dedica-se integralmente às Artes Plásticas, procurando emprestar ao estilo figurativo que utiliza em suas telas a mesma criatividade que o marcou nacionalmente como profissional de propaganda.

Serviço

Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 5 de novembro

Horários:

19h: conversa com os artistas

20h: abertura da exposição com declamação de poesias, apresentação musical pela Orquestra de Cordas do Vale e a exposição "Engobes-nove", do Grupo Barbotina

Visitação: até 10 de fevereiro de 2016. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone (47) 3381-6176

Entrada franca


Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl