Pular para o conteúdo principal

Crianças aprendem com obras do Museu de Arte

Os museus da Fundação Cultural de Blumenau desempenham importante papel também na educação infantil. Na 
última quarta-feira, dia 6 de abril, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu as portas para receber 19 alunos do CEI Maria Salete Strouch, acompanhados pela professora Alessandra Santos e duas auxiliares. A visita foi agendada com antecedência e teve por objetivo mostrar aos alunos as obras das artistas Sela e Nilva Rossi.


As crianças foram recepcionadas pela equipe do MAB e conduzidas à Sala Especial onde foram estimuladas a apreciar as obras das exposições Mater’s e Mutatis para depois pensar como poderiam ter sido produzidas e com que tipo de material. “Como estão em sala de aula recebendo informações sobre os elementos terra e ar, a mediação foi feita explorando esse aspecto na produção das artistas”, comentou a gerente do museu, Mia Ávila. “Para facilitar o entendimento, foi proposta uma atividade em que as crianças puderam experimentar o efeito do barro diluído em água, que produz a tinta para as pinturas.”

Em grupo, as crianças sentiram nas mãos essa mistura de elementos. Em seguida aproveitaram para utilizar a tinta como carimbo para produzir obras que serão presenteadas às artistas Sela e Nilva, em agradecimento pela oportunidade.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...