Pular para o conteúdo principal

Crianças aprendem com obras do Museu de Arte

Os museus da Fundação Cultural de Blumenau desempenham importante papel também na educação infantil. Na 
última quarta-feira, dia 6 de abril, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu as portas para receber 19 alunos do CEI Maria Salete Strouch, acompanhados pela professora Alessandra Santos e duas auxiliares. A visita foi agendada com antecedência e teve por objetivo mostrar aos alunos as obras das artistas Sela e Nilva Rossi.


As crianças foram recepcionadas pela equipe do MAB e conduzidas à Sala Especial onde foram estimuladas a apreciar as obras das exposições Mater’s e Mutatis para depois pensar como poderiam ter sido produzidas e com que tipo de material. “Como estão em sala de aula recebendo informações sobre os elementos terra e ar, a mediação foi feita explorando esse aspecto na produção das artistas”, comentou a gerente do museu, Mia Ávila. “Para facilitar o entendimento, foi proposta uma atividade em que as crianças puderam experimentar o efeito do barro diluído em água, que produz a tinta para as pinturas.”

Em grupo, as crianças sentiram nas mãos essa mistura de elementos. Em seguida aproveitaram para utilizar a tinta como carimbo para produzir obras que serão presenteadas às artistas Sela e Nilva, em agradecimento pela oportunidade.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl