Pular para o conteúdo principal

Univali volta a prestigiar exposições do MAB


Na quinta-feira, dia 8, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu as salas expositivas mais cedo para receber 53 alunos do Curso Superior de Design Gráfico, Industrial e Moda da Univali do campus de Balneário Camboriú, que vieram acompanhados pelo professor Renato Riffel. Os visitantes foram recepcionados pela gerente do museu, Mia Ávila, e pela estagiária Monique Elias na Sala Especial do MAB, onde acontece a mostra Amorfo do artista Jan M.O.
O professor abordou questões inicialmente tratadas em sala de aula sobre arte contemporânea e reflexões que ela suscita. Os acadêmicos visitaram também as exposições Desenho Vulnerável, de Flavia Duzzo, e Physalia Physalis, de Sérgio Canfield. Riffel costuma agendar visitas dos alunos ao MAB desde 2012, inclusive durante a noite. Utiliza as atividades do museu divulgadas no site da Fundação Cultural de Blumenau e no Blog do MAB como fonte de pesquisa. Para a próxima semana, o professor já agendou a visita, no período vespertino, de mais 40 alunos do curso de Design de Jogos. Outras serão agendadas para o segundo semestre deste ano.
A gerente do MAB, Mia Ávila, entende que o estabelecimento desse vínculo de confiança entre o professor e o museu, favorece a experiência estética dos alunos. “A observação das obras, curadoria e expografia propicia perguntas e verbalizações diante das criações artísticas, o que estabelece relações com os temas tratados em sala de aula e a reflexão sobre ver e pensar a obra de arte”, destaca a gerente do museu.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

renatoriffel disse…
Sempre gratificante visitar o MAB. Obrigado Mia e Munique pela acolhida!

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl