Pular para o conteúdo principal

Univali volta a prestigiar exposições do MAB


Na quinta-feira, dia 8, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu as salas expositivas mais cedo para receber 53 alunos do Curso Superior de Design Gráfico, Industrial e Moda da Univali do campus de Balneário Camboriú, que vieram acompanhados pelo professor Renato Riffel. Os visitantes foram recepcionados pela gerente do museu, Mia Ávila, e pela estagiária Monique Elias na Sala Especial do MAB, onde acontece a mostra Amorfo do artista Jan M.O.
O professor abordou questões inicialmente tratadas em sala de aula sobre arte contemporânea e reflexões que ela suscita. Os acadêmicos visitaram também as exposições Desenho Vulnerável, de Flavia Duzzo, e Physalia Physalis, de Sérgio Canfield. Riffel costuma agendar visitas dos alunos ao MAB desde 2012, inclusive durante a noite. Utiliza as atividades do museu divulgadas no site da Fundação Cultural de Blumenau e no Blog do MAB como fonte de pesquisa. Para a próxima semana, o professor já agendou a visita, no período vespertino, de mais 40 alunos do curso de Design de Jogos. Outras serão agendadas para o segundo semestre deste ano.
A gerente do MAB, Mia Ávila, entende que o estabelecimento desse vínculo de confiança entre o professor e o museu, favorece a experiência estética dos alunos. “A observação das obras, curadoria e expografia propicia perguntas e verbalizações diante das criações artísticas, o que estabelece relações com os temas tratados em sala de aula e a reflexão sobre ver e pensar a obra de arte”, destaca a gerente do museu.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

Comentários

renatoriffel disse…
Sempre gratificante visitar o MAB. Obrigado Mia e Munique pela acolhida!

Postagens mais visitadas deste blog

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura. A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista. Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus úl...

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...