Pular para o conteúdo principal

Painel Freya Gross

CULTURA ESPETACULAR

Painel Aldeia homenageia a ceramista Freya Gross

Trabalho da artista blumenauense está exposto no segundo piso da Secretaria Municipal de Cultura.

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e o Museu de Arte de Blumenau apresentam o painel Aldeia, em homenagem à autora, a ceramista Freya Gross. A artista nasceu em 19 de setembro de 1916 em Blumenau. Na década de 1950, conheceu o escultor e ceramista italiano Angelo Tanzini, que viveu no Valeu do Itajaí e em Minas Gerais, tendo retornado à Itália nos anos 1960. Com ele, Freya aprendeu todas as técnicas, desde a escolha da argila, as etapas e cuidados até a queima. Seus estudos e experimentações acabaram por dar novo significado à sua vida. Devotou à atividade tanto empenho e dedicação que fizeram dela uma conceituada e respeitada ceramista.
Entre seus inúmeros trabalhos, tinha como especialidade os painéis que executava em azulejos cerâmicos pintados à mão. Assim foi o processo de um de seus últimos trabalhos, o painel Aldeia, herdado pela Secretaria Municipal de Cultura. O trabalho é constituído por 364 azulejos pintados à mão, retratando elementos culturais e históricos da cidade de Blumenau, desenhados em tamanhos reduzidos no papel, ampliados para a escala real e transferidos para os azulejos crus. Após a pintura e aplicação do esmalte transparente, seguiram para o forno em temperatura média de 1060 graus. A obra mede 3 metros e 96 centímetros de largura por 2 metros e 13 centímetros de altura. Freya nos deixou em 5 de novembro de 2008, aos 92 anos. A união de sonhos e esforços permitiu que o fruto de sua criação e amor pela cidade fosse instalado no 2º piso do prédio histórico da SMC, ficando disponível à apreciação da comunidade, visitantes e turistas. (Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello). 




Comentários

Anônimo disse…
oi
Unknown disse…
uuu bbe vc ta ai
yu amo
Helena disse…
Oiii, pode levar petttt?
Michaela AF disse…
Painel lindo! Um belo parente à cidade de Blumenau!
Michaela AF disse…
Painel lindo! Um belo presente à cidade de Blumenau!
Anônimo disse…
Conheci a Dna Freya Gross, e cheguei ir no seu atelier em Blumenau. Eu trabalhava no escritório de Arquitetura do Sr. Hans Broos em SP, e junto com ele fui a sua linda residência em Blumenau na beira de um rio. Os dois eram muito queridos, e pelo que sei, eram namorados.

Postagens mais visitadas deste blog

SEMANA DOS MUSEUS

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) abriu sábado, dia 17 de maio, a programação da Semana Nacional dos Museus. Em parceria com a Federação das Associações dos Artistas Plásticos do Estado de Santa Catarina (FAAPSC) e Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) promoveu o evento "Encontros Humanos", com apoio da Diretoria do Patrimônio Histórico e Museológico e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Participaram representantes da Associação Catarinense de Artistas Plásticos (Acap), da Associação de Artistas Plásticos de Rio Negrinho (Arnap), da Associação de Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj), da Associação Blumenauense de Artistas Plásticos (Bluap) e de artistas convidadas de Balneário Camboriú e Indaial. A diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, professora Sueli Petry, coordenou a "Caminhada Cultural" pelos espaços e entorno da SMC. Fez relatos históricos, surpreendendo os convidados com sua memória e didática. No ...